Nova Venécia, umas das dez melhores cidades para se investir no Espírito Santo


Um estudo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) apontou que o município de Nova Venécia está na décima posição no Estado com o melhor ambiente de negócios.



No levantamento foram analisados 39 indicadores reunidos em quatro grupos principais: infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal. Diante dos dados levantados, foi calculado um índice para cada cidade capixaba. Quanto maior o número, mais preparado está o município para receber investimentos.
A capital Vitória, com 7,11 pontos, ficou em primeiro lugar. Em seguida vem Colatina e Aracruz, com 6,31 e 6,27 respectivamente. O município de Nova Venécia recebeu 5,65 pontos.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro, o projeto tem dois objetivos: o primeiro é balizar as escolhas de novos investidores interessados a se instalarem no Estado. O segundo é fornecer uma ferramenta de gestão aos chefes do executivo municipal. Sabendo seus pontos fortes e fracos, eles poderão escolher onde e como investir seus recursos.
“Vai ajudar muito a organizar o debate sobre quais são os projetos de fato relevantes para aquele município. A gente sai de uma situação de meias verdades para uma situação de fatos e dados. Bem utilizado, ele pode ser uma força muito grande para que a gente pode trazer os investimentos que são necessários”, disse.

Para fazer o levantamento, os 78 municípios do Estado foram separados em seis grupos - chamados de “clusters” no estudo. Esses conjuntos reúnem cidades que são similares em tamanho da população e em desenvolvimento.
Dentro da plataforma da pesquisa é possível gerar um relatório específico com o diagnóstico de cada cidade indicando quais os pontos fortes e onde são necessários investimentos. São considerados desde o desempenho das escolas em avaliações nacionais, saneamento, fornecimento de energia, acesso à internet, até a pavimentação das estradas e taxas de homicídio.

Segundo o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, com base nos levantamentos é possível ter um balizamento mais preciso, o que favorece o desenvolvimento de ações que contribuam ainda mais para atrair novos negócios. “Com esses levantamentos em mãos percebemos que estamos no caminho certo, já que melhoramos, e muito, nossas qualidades para receber investimentos. Com essa ferramenta em mãos, vamos seguir nos organizando para atrair ainda mais novos negócios, gerando emprego e renda, pensando no futuro do nosso município”, conclui o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Venécia, Rômulo Baía, falou da importância da pesquisa e de ações que já foram implantadas em Nova Venécia que contribuíram para o bom resultado. “Quando transformamos o nosso polo industrial em empresarial, trabalhamos a reversão de terrenos para oportunizar aos empreendedores novas oportunidades, assim como fizemos outras importantes ações de fomento ao negócio local. O intuito principal é criar no município um ambiente que nos colocasse no patamar das cidades polos, e o resultado da pesquisa mostra que estamos no caminho certo”, finalizou.

Assessoria de Comunicação prefeitura de Nova Venécia




Postagem Anterior Próxima Postagem