Takashi Yamauchi, especialista no Terceiro Setor conduziu seminário realizado ova Venécia



A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta segunda-feira (02), o seminário “Terceiro Setor – Ferramenta para o Desenvolvimento Econômico e Social”. O evento foi direcionado para profissionais de Nova Venécia e municípios vizinhos e aconteceu no auditório da escola ETEC.
Participaram o prefeito Lubiana Barrigueira, os secretários municipais, Rômulo Baía (Desenvolvimento Econômico) e Edson Marquiori (Planejamento), gestores públicos, servidores municipais, contadores, empresários, representantes de entidades, entre outros profissionais.
O palestrante, Takashi Yamauchi, especialista no Terceiro Setor, percorre o país dando palestras e agora chegou a vez de Nova Venécia. Na ocasião, foram abordados assuntos relacionados ao Papel do Terceiro Setor e as agências de Desenvolvimento Econômico e Social, com ênfase as formas de trabalhos associativos e adequação às legislações pertinentes ao setor.
“Hoje em dia só os órgãos públicos, prefeituras e estado, não conseguem mais sozinhos promover o desenvolvimento econômico e social. Por isso o governo federal fez uma série de legislações para que a iniciativa privada, via associações ou fundações, possam trabalhar para ajudar a administração pública, como captação de recursos e desenvolvimento do município de forma equilibrada e econômica socialmente”, disse Takashi.
Essa é uma das muitas ações que estão sendo realizadas em prol da criação da Agência de Desenvolvimento de Nova Venécia. “O primeiro setor é o governo, o segundo setor é o privado e o terceiro setor são as instituições. Através da união dos setores, geramos empregos no município, renda e receita. A nossa motivação aqui hoje é dar um pontapé inicial para a criação de nossa Agência de Desenvolvimento”, disse Rômulo Baía, secretário de Desenvolvimento Econômico.
O prefeito Lubiana Barrigueira também falou da iniciativa. “Hoje trouxemos uma pessoa de muito conhecimento para ajudar todos nós a abrirmos a mente em relação a como devemos trabalhar para conseguirmos alocar recursos junto ao governo. Para isso devemos criar a nossa Agência de Desenvolvimento possibilitando a participação popular, empresas e instituições, na utilização desses recursos em benefício da comunidade”.
O secretário de Planejamento, Edson Marquiori, também falou da importância do evento para o desenvolvimento local. “Acompanhamos não só inovações, mas muitos mecanismos previstos em lei e na constituição que nos permite aumentar o poder de investimento através do apoio do terceiro setor. Hoje foi um dia de muito aprendizado e um divisor de águas no progresso de todos os setores de Nova Venécia”, concluiu.

Prefeitura de Nova Venécia

Postagem Anterior Próxima Postagem