Polícia Militar inicia Operação Verão no litoral capixaba


Começa ontem a Operação Verão e 1,4 mil policiais militares realizam o patrulhamento em 14 municípios do litoral capixaba. Os agentes contam com um reforço de 320 viaturas e o uso de até 22 drones para monitorar o trânsito e as regiões de grande circulação de pessoas nos balneários. A Operação se estende até o dia 1º de março de 2020.

Entre os municípios contemplados pelo reforço policial estão Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Fundão, Aracruz, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra, Marataízes, Presidente Kennedy, Piúma, Anchieta e Itapemirim.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Márcio Sartório, a principal novidade da operação está na aquisição de quatro drones com câmeras térmicas que poderão ser utilizadas pela Polícia Militar em operações noturnas.

“Além disso, o equipamento também nos possibilitará encontrar pessoas em locais de difícil localização, como em matas fechadas, por exemplo, antes de darmos sequência a uma abordagem policial”, explica Sartório.

Ainda de acordo com o comandante, os outros 18 drones — oito de propriedade da Polícia Civil, oito da Polícia Militar e dois drones comuns adquiridos junto aos equipamentos térmicos — servirão para monitorar a população em áreas de grande fluxo de pessoas e até mesmo nas tradicionais operações de trânsito.

“Nossos operadores de drones são policiais que estão conectados à rede de rádio da PM. Ao identificar a fuga de veículo em uma blitze, por exemplo, ele comunicará todas as viaturas próximas para interceptação do motorista”, afirma o militar.

Corpo de Bombeiros
Cerca de 200 bombeiros militares, mais de 700 guarda-vidas civis já atuam na orla dos 14 municípios contemplados pela Operação Verão, os militares contam com motos aquáticas, quadriciclos, lanchas, entre outros recursos.

Todos os anos a Corporação planeja e executa a ação, que consiste no conjunto de esforços humanos, materiais e tecnológicos estrategicamente dimensionados e distribuídos para intensificar os trabalhos de prevenção e salvamento aquáticos nos balneários de nosso Estado. O objetivo é reduzir ainda mais o número de afogamentos, dando atenção especial aos locais que apresentam maior risco e, consequentemente, maior probabilidade de ocorrências desses acidentes.

Fonte: Es360



Postagem Anterior Próxima Postagem