'Cantina Saudável’: Sedu reforça importância da qualidade da alimentação escolar



Visando ao bem-estar e à saúde dos alunos que estudam nas unidades da Rede Pública Estadual, a Secretaria da Educação (Sedu) segue a Portaria nº 066-R, de 17 de março de 2014, que estabelece normas para o bom funcionamento das cantinas escolares, mantendo, assim, um ambiente limpo e que dispõe de alimentos saudáveis.

Por meio de campanha, a Sedu está mobilizando as escolas e reforçando as principais regras para uma “Cantina Saudável”. Entre os alimentos que podem ser vendidos estão sanduíches naturais, bolos de massa simples, frutas, suco natural e água de coco.

Para isso, a Secretaria da Educação conta com uma equipe de nutricionistas que elabora os cardápios e auxilia as escolas sobre as normas da “Cantina Saudável”. “Nós acreditamos que a alimentação também é um meio para educar os alunos, logo, a Sedu se preocupa com a qualidade dos alimentos servidos nas cantinas escolares. Por esse motivo, os alimentos comercializados também são restritos”, explica a nutricionista Suelen Natali Siqueira, da Gerência de Apoio Escolar (Gae).

O ambiente da cantina deve seguir as normas da estrutura da cozinha, sendo livre de objetos em desuso, ambiente organizado, pisos e azulejos limpos, não devendo varrer a seco. Os funcionários devem estar uniformizados, unhas curtas, limpas, toucas nos cabelos e sem adornos.

Se algo não estiver de acordo, deve-se fazer denúncia nos canais, como a Ouvidoria, no site da Sedu (www.sedu.esgov.br), para que os ajustes sejam feitos.

Assessoria de Comunicação da Sedu




Postagem Anterior Próxima Postagem