Médico do Ciatox alerta para riscos de acidentes com animais peçonhentos devido às fortes chuvas



Com a trégua das chuvas que atingiram o Espírito Santo e a volta gradativa de famílias para suas residências, após as enchentes, em busca de pertences ou limpeza das casas, o médico Nixon Souza Sesse, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), alerta para o risco de acidentes com animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas, pois os animais costumam se abrigar em lugares secos, como em locais de acúmulo de entulhos.
“As temperaturas mais quentes e a umidade devido às chuvas favorecem o aparecimento de animais peçonhentos. Esses animais tendem a procurar abrigo em locais secos e, com as enchentes, muitos podem ter sido deslocados de seus abrigos, aumentando o risco de acidentes com humanos”, destacou o médico do CIATox.
Sesse lembra que o cuidado ao retornar às residências precisa ser redobrado, como realizar inspeções no local, utilizando botas de cano alto e luvas de couro, assim como vasculhar os escombros na limpeza das casas e de seus arredores. “É importante que a pessoa não coloque as mãos em tocas, buracos, espaços em montes de lenhas ou entre pedras. Se for necessário, usar pedaços de madeiras, enxada ou foice, por exemplo”, informou o médico.
Outros cuidados a serem adotados é como bater os colchões antes de voltar a usá-los; sacudir, com cuidado, roupas, sapatos, toalhas e lençóis antes de usá-los; afastar camas e berços das paredes; e, antes de dormir, inspecionar os cômodos da casa, pois aranhas e escorpiões são mais ativos no período noturno.
Caso encontre algum animal peçonhento, o médico orienta afastar-se com cuidado e evitar assustar ou tocar no animal, mesmo que pareça morto. “Em seguida, é importante procurar a autoridade de saúde local, como bombeiros, polícia ambiental ou a unidade de vigilância de zoonoses do município”, disse o médico.
Para outras informações, deve-se entrar em contato com o CIATox pelo telefone 0800 283 9904. O atendimento é feito todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, 24 horas por dia.

Orientações em caso de acidentes
Em caso de acidentes por animais peçonhentos, o médico do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), Nixon Souza Sesse, lista as orientações a serem tomadas, tais como:
Manter a vítima em repouso, com o membro acometido elevado e procurar atendimento médico imediatamente;
Desde que não atrase a ida ao atendimento médico, lavar o local da picada com água e sabão e ligar para o CIATox-ES – serviço 24h de apoio a profissionais de saúde e à população em geral, podendo obter informação sobre o serviço de saúde mais próximo e mais adequado para o caso, pelo telefone 0800 283 9904;
Em acidentes nas extremidades do corpo, como braços, mãos, pernas e pés, retirar acessórios que possam levar à piora do quadro clínico, como anéis, fitas amarradas e calçados apertados;
Não amarrar ou fazer torniquete no membro acidentado; muito menos, cortar e/ou aplicar qualquer tipo de substância (pó de café, álcool, entre outros) ou sugar o local da picada para extrair o veneno;
Informar ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como tipo de animal, cor, tamanho, entre outras, e, se possível tirar uma foto do animal.

Assessoria de Comunicação da Sesa




Postagem Anterior Próxima Postagem