Pessoas em situação de rua farão cursos de garçom pelo Programa Qualificar ES


Foto/Arquivo A Gazeta
Com o intuito de gerar qualificação e oportunidades de emprego para as pessoas em situação de rua, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio de uma parceria com o Programa Qualificar ES, da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e com as prefeituras, irá ofertar cursos de garçom para este público.

Isto é possível devido à portaria conjunta Nº 11-R, de 15 de maio de 2019, que dispõe sobre a oferta de educação profissional pela Secti a cidadãos compreendidos nas políticas públicas executadas pela SEDH.

A secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, acredita que a parceria com a Secti por meio do Programa Qualificar ES vai muito além do que a promoção de educação para os públicos atendidos pela pasta. “Os cursos significam mais do que uma qualificação para o mercado profissional. Eles são uma forma de promoção de igualdade e dignidade para os mais diversos povos que compõem o nosso Estado. Além das pessoas em situação de rua, iremos promover oportunidades para LGBTs, quilombolas, jovens e adolescentes que estão no Iases, ciganos, pomeranos e indígenas, e acreditamos que, desta forma, ajudaremos a transformar muitas realidades”, enfatizou.

A coordenadora de Políticas para Pessoas em Situação de Rua, Neiriele Marques, explica como é realizada a articulação para a oferta de cursos para as pessoas em situação de rua.

“A partir desta oportunidade junto ao Qualificar ES, nós procuramos as prefeituras e os coordenadores dos Centros Pop para que fosse feito um levantamento de quais cursos seriam de interesse desse público. Tivemos a indicação de, aproximadamente, dez cursos. Por fim, fechamos para esta primeira oferta a qualificação para garçom”, contou Neiriele Marques.

Ainda segundo Neiriele, além de ser uma oportunidade de qualificação, a realização do curso também trabalha a autoestima das pessoas em situação de rua. “Tivemos a oportunidade de levar um grupo à Mostra Anual de Profissões da Ufes e atitudes como esta estimulam novos horizontes e mostram que outros caminhos são possíveis”, destacou a coordenadora.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, reforça o compromisso do Qualificar ES em atender especificamente alguns grupos que enfrentam situações de maior vulnerabilidade social. "Trabalhamos para intervir especificamente na qualificação de alguns grupos mais vulneráveis socialmente, para, dessa forma, oferecer oportunidades de atuação profissional e geração de renda. Nosso intuito é contribuir para o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional desses grupos", salientou.

Os cursos serão realizados nos municípios da Serra e Vila Velha. As aulas têm início na próxima segunda-feira (10). Serão, ao todo, 60 vagas, sendo 30 para cada turma.

Com o objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba, com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), lançou o Programa Qualificar ES em maio de 2019.

Sobre a oferta do curso em Vila Velha:
Local: Associação de Moradores do Bairro Cristóvão Colombo

Sobre a oferta do curso em Serra:
Local: Sede da I Igreja Batista em Jardim Limoeiro
Mais informações - https://qualificar.es.gov.br/

Assessoria de Comunicação da Sedh





Postagem Anterior Próxima Postagem