Últimas

Crédito para diferenciação na indústria moveleira



A importância do setor moveleiro para a economia brasileira pode ser percebida por meio de sua capacidade de geração de empregos, por sua disseminação pelo território nacional e pela grande quantidade de encadeamentos direta e indiretamente de sua rede produtiva. Para que os empresários possam aumentar a capacidade produtiva, investir em automação da produção e na aquisição de máquinas e equipamentos especializados, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) possui linhas de crédito produtivo direcionadas ao setor, com atendimento prioritário no banco, devido ao potencial de geração de empregos e impacto econômico.

De acordo com o estudo “Panorama Setorial Madeira e Móveis”, desenvolvido pelo Bandes, o mercado capixaba de produção de móveis apresenta a preponderância de empresas produtoras de móveis de madeira. Dos 479 estabelecimentos produtores de móveis no Espírito Santo, 417 (ou 87%) produzem móveis com predominância de materiais de madeira. Outra característica do segmento moveleiro capixaba é o pequeno porte das empresas capixabas: 262 estabelecimentos produtores (ou 55%) têm menos do que cinco empregados. Em geral, esses pequenos estabelecimentos, conhecidos como marcenarias, produzem móveis sob medida e customizados para o cliente. 

Com os recursos do Bandes, o empresário do setor pode realizar investimentos em infraestrutura, como obras, montagem e instalação; investimento em máquinas e equipamentos, inclusive as despesas de importação, e em ampliação, relocalização, modernização e diversificação do empreendimento. 

A importância da produção de móveis impacta diretamente em outras cadeias produtivas, pois envolve uma variada oferta de instrumentos e materiais, o que estimula o desenvolvimento de outras indústrias, fornecedoras de componentes do processo produtivo. 

Dada a constituição e o desenvolvimento da atividade produtiva, a indústria de móveis é classificada, atualmente, como uma indústria tradicional, com tecnologia de produção consolidada e amplamente difundida. Por isso, o empresário interessado em dar dinamismo tecnológico em seu empreendimento tem focado no aprimoramento do design, no investimento em máquinas e equipamentos modernos utilizados no processo produtivo e pela introdução de novos materiais.

Para o processo de planejamento desse investimento e a contratação dos recursos necessários é recomendável que o empreendedor faça uma análise mais detalhada sobre os fatores críticos de competitividade da indústria. Por exemplo, a capacidad

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes e de inovação e de diferenciação de produtos, principalmente o desenvolvimento de design próprio e o aperfeiçoamento do processo produtivo, associados à incorporação de novas máquinas e equipamentos, bem como ao incremento da escala e escopo da produção.

O Bandes é grande parceiro no desenvolvimento do setor, com apoio por meio do crédito produtivo. No período de 2014 a 2018, o banco liberou à indústria de fabricação de móveis de madeira o valor, aproximado, de R$ 10 milhões, em 22 projetos de investimentos.

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes

Nenhum comentário