Descartada suspeita de coronavírus em Nova Venécia

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia informa que está descartada suspeita de coronavírus (Covid-19) em paciente que esteve recentemente no exterior.


Os resultados de exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro apontaram negativo para Covid-19, excluindo o paciente de possível caso suspeito de coronavírus.

O paciente havia apresentado sintomas clínicos de garganta irritada e febre leve após ter feito a viagem. Diante do fato, a Secretaria Municipal de Saúde achou prudente adotar as medidas do Protocolo Estadual, de acordo com o Plano de Prevenção e Controle do SARS, enquadrando como caso suspeito. Todas as medidas adotadas foram em caráter de prevenção.

A orientação para pessoas que viajaram para alguma localidade onde há casos de coronavírus é procurar a unidade de saúde mais próxima e informar para que sejam adotadas todas as medidas de monitoramento e prevenção.

Definição de casos suspeitos
Estão enquadradas dentro da definição de casos suspeitos do Covid-19 pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e que estiveram recentemente na Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Estados Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.

A Secretaria de Saúde reafirma que é importante que a população adote as medidas preventivas:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Venécia





Postagem Anterior Próxima Postagem