Últimas

Governo do Estado anuncia abertura das inscrições do Programa Jovens Valores 2020



O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta segunda-feira (02), o novo edital do Programa Jovens Valores, que vai ofertar 1.835 vagas de estágio em 2020. As inscrições estarão abertas a partir do próximo dia 10 de março. A grande novidade este ano é a oferta de 835 vagas exclusivamente a estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual, que estejam matriculados em escolas de Tempo Integral com carga horária de 7 horas/dia e também para alunos do tempo parcial que peçam transferência para essa oferta.

O anúncio foi feito no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com as presenças dos secretários de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Para concorrer à vaga, o candidato precisa ter, no mínimo, 16 anos de idade, estar matriculado e frequentando regularmente uma instituição de ensino e não possuir vínculo empregatício. É necessário também estar cadastrado no site www.jovensvalores.es.gov.br. O estágio tem carga horária de 20 horas semanais, bolsa mensal no valor de R$619,91 e vale-transporte.

Além de estudantes do Ensino Médio, o Programa Jovens Valores contempla cerca de 60 formações de níveis Técnico e Superior. Há oportunidades para estudantes de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Direito, Educação Física, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologia da Informação, entre outros cursos.

O Jovens Valores desempenha também importante papel social, uma vez que a seleção para o estágio prioriza critérios como: renda per capita; participação nos programas Nossa Bolsa, Bolsa Família e ProUni; ingresso em universidades e institutos federais por meio de cotas; jovens em acolhimento institucional e que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa.

Também são priorizados os candidatos residentes em bairros atendidos pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida. O objetivo dessa parceria é contribuir com a redução dos homicídios, além da melhoria dos indicadores sociais no Espírito Santo.

“O estágio é uma oportunidade para os estudantes vivenciarem o ambiente do mercado de trabalho, aprenderem com profissionais de diferentes áreas, ampliarem os contatos e desenvolverem novas habilidades. Por isso, é muito importante que os interessados fiquem atentos ao prazo das inscrições para concorrerem às vagas durante o ano”, ressaltou a secretária Lenise Loureiro.

O estudante da Rede Estadual que tenha interesse em participar, deve confirmar a oferta de vaga na escola em que deseja estudar no período integral. Confirmada a vaga, o aluno deve solicitar à escola onde está matriculado a declaração de transferência e levá-la até a escola integral integrada, juntamente com o responsável e os documentos necessários.

Os estudantes estudarão na modalidade Ensino Médio integral integrado ao curso técnico no turno da tarde (de 12h20 às 19h20). Os alunos que optarem por esta oportunidade poderão estagiar em órgãos públicos pelo prazo máximo de até dois anos, com carga horária de 4 horas/dia, no período matutino, com direito à bolsa de estágio no valor de R$ 619,91, uniforme e auxílio transporte.

O secretário da Educação explicou que a criação das escolas de Tempo Integral de 7 horas, novidade deste ano, era uma demanda dos alunos para que tivessem a oportunidade de trabalhar no período da manhã. “Nosso objetivo é criar oportunidade de trabalho e renda aos alunos da Rede Estadual, assim complementando o ciclo diário de estudo e trabalho”, afirmou Vitor de Angelo.


Assessoria de Comunicação do Governo / Assessoria de Comunicação da Sedu






Nenhum comentário