Dr. José Mauro fala sobre controvérsias relacionadas ao 5º caso de Covid-19 registrado em Nova Venécia


Dr. José Mauro Pimentel Machado confirmou que foi ele quem atendeu o paciente no sistema de saúde pública de Nova Venécia e confirmou a positividade do teste.
 
O médico José Mauro Pimental, o Secretário de Saúde Felipe Barbosa e a enfermeira Ingridi Ginelli falaram sobre o caso
Na manhã desta quarta-feira, 29, a Secretaria de Saúde de Nova Venécia concedeu entrevista coletiva aos veículos da impressa local com objetivo de esclarecer alguns questionamentos e dúvidas sobre o quinto caso de coronavírus registrado no município. Além do Dr. José Mauro, participaram da entrevista, o Secretário Municipal de Saúde, Felipe Barbosa dos Santos e a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ingridi Ginelli Tonetto Lazaro.

O quinto caso de covid-19, confirmado na segunda-feira, 27 em Nova Venécia tem gerado alguns questionamentos e, para esclarecer os fatos, a Secretaria Municipal de Saúde se pronunciou através da coletiva de impressa esclarecendo que, o paciente, além de relatar a existência da sintomatologia característica da Covid-19, relatou também que havia viajado, a trabalho, para um município do Estado classificado como de alto risco e circulado em área de grande circulação de pessoas naquele município, o que provavelmente, deu origem a contaminação. Após esses sintomas, o paciente procurou atendimento médico, sendo submetido ao exame que testou positivo para a covid-19. Daí por diante foram orientadas ações no sentido de prevenir novos casos. O paciente foi submetido ao isolamento domiciliar juntamente com familiares. Porém, no dia seguinte o paciente realizou outro teste em cidade vizinha, e o mesmo deu negativo. Quanto a isso Dr. Zé Mauro, falou que tem ocorrido imprecisões de resultados dos teste rápidos no mundo inteiro, e só um terceiro exame poderá confirmar ou descartar o caso, mas, ele confirma o resultado do primeiro teste, o qual ele presenciou.

Prevenção
Para garantir a saúde da população, foram orientadas ações de higienização no local de trabalho do paciente, ato que foi prontamente realizado pela empresa. “Isso não significa multa, punição, pelo contrário, é apenas parte do protocolo de precauções designado pelo Ministério da Saúde, não existe intenção nenhuma em punir quem quer que seja, uma vez que todos estão expostos ao risco de contaminação, daí a importância da população redobrar os cuidados" esclareceu o Secretário de Saúde, Felipe Barbosa.

Caso haja outros casos, todos serão orientados a seguir os mesmos protocolos, qualquer empresa, se confirmados casos em seus quadros de funcionalismo, terá adotar as mesmas ações e tudo isso apenas para prevenir a contaminação.

Ainda sobre a prevenção, Dr. José Mauro falou da importância do isolamento social, disse que vê com preocupação a exposição e aglomeração de pessoas nas ruas.

Como conselho para a população, o respeitado médico, Dr. ‘Zé Mauro’, como é popularmente conhecido em toda cidade, falou da importância de reforçar a imunidade do organismo através da suplementação de vitaminas C e D, tomar sol regularmente e não esquecer o uso da máscara de proteção. Adotar o isolamento social só saindo de casa se for estritamente necessário. “Esperamos que dentro de um curto prazo tenhamos ao menos um medicamento para combater essa doença, uma vez que a vacina, certamente, levará algum tempo para está disponível e sendo produzida em escala industrial. Quem precisa sair para trabalhar o faço com muito critério”, aconselhou o médico.

(Por Noroeste News)



Postagem Anterior Próxima Postagem