ES - Municípios devem seguir as orientações do Estado para conter a pandemia da COVID-19


Em Nova Venécia, o comércio seguirá  com horário reduzido, conforme a orientação estadual.

(Por Noroeste News)

O governador Casagrande fez pronunciamento neste sábado (25), para passar aos capixabas como estão as ações do Governo em torno do controle da pandemia do coronavírus no Estado. 

Na entrevista coletiva, o governador informou que, durante a semana houve alteração no mapa de risco do Estado, mais dois municípios passaram a ter risco alto de infecções pelo coronavírus, sendo Fundão e Bom Jesus do Norte, mais cinco municípios passaram a integrar o grupo dos com risco moderado. Em números atualizados, os municípios de risco alto, eram 06 e hoje chegam a 08. Os de risco moderado eram 09 e agora somam 14 municípios.

Ao falar dessa realidade o governador falou das medidas que devem ser mantidas pelos municípios para que não aumentem o número de casos e o município piore sua classifissição, pois isso representa ter que voltar atrás e impedir a atividade econômica nas cidades que, porventura, caíam nessa situação.

No município de Nova Venécia essa temática foi muito discutida nessa semana, a CDL e a Prefeitura decidiram que é importante manter a redução do horário de funcionamento das lojas, além de adotar as demais medidas recomendadas para controle da pandemia. A redução de horário é importante para acentuar nas pessoas a consciência de que ainda não estamos vivendo uma situação de normalidade, ao contrário, é preciso redobrar os cuidados nesse momento. 

Expansão do número de leitos e Atividade Econômica
O governador explicou que, com a 2ª fase da expansão do número de leitos exclusivos para covid-19 e mantendo um rigoroso protocolo de medidas, haverá gradativamente a retomada da atividade econômica no Estado, mas que o conceito de isolamento social deve ser cumprido à risca.  

“Enquanto nós não tivermos vacina, tratamento para a doença, nós vamos vivendo esses momentos que nós temos que administrar. É importante que a gente mantenha esse conceito do isolamento. Há aí uma preocupação que persiste e o que nós temos pedido é para que as pessoas possam adotar todos os tipos de barreiras, a máscara é fundamental”, disse Casagrande.

O sistema de saúde do Estado, hoje, conta com 184 leitos de UTI e 173 de Enfermaria exclusivos para COVId-19. Até o próximo dia 30 os leitos de UTI chegaram a 353 e os de Enfermaria serão 460 leitos. O governador esclareceu que o governo tem se preocupado em estruturar o sistema de saúde para enfrentar a pandemia e evitar um colapso no sistema, mas, lembrou que são as medidas de isolamento que fazem a diferença nos números da doença.

A expansão de leitos permitirá ao Estado alterar sua matriz de risco, possibilitando, a partir do dia 04 de maio, sob observação de um protocolo muito rígido, proceder a abertura do comércio nos municípios que na próxima semana ainda permanecerão fechados, os de alto risco. Porém, em momento algum deve se abrir mão do conceito de isolamento social, pois isso pode representar o agravamento da contaminação e, caso isso ocorra, teremos que voltar atrás, como frisou o Governador.

Confira no vídeo parte da entrevista:



Postagem Anterior Próxima Postagem