Em pronunciamento na noite desta sexta-feira (22), o Governador Casagrande falou da necessidade de reforçar o isolamento social no Estado


Com a ampliação da Matriz de Risco que entrará em vigor a partir de domingo (24), o mapa da gestão de risco no Estado, 12 municípios entrarão na próxima semana com risco alto, 48 em risco moderado e 18 em risco baixo. De acordo com o paneil da covid-19 do Estado do Espírito Santo, na noite de ontem, o ES registrava 9.520 casos confirmados, 397 óbitos e 4.430 curados.

Conforme anunciou o governador durante o pronunciamento, a cidade de Boa Esperança passa ao grau de risco alto, junto com os municípios da Grande Vitória, Fundão, Marataízes, Presidente Kennedy, Alfredo Chaves e Afonso Claudio.

Nova Venécia e seus vizinhos São Mateus, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Águia Branca, Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Pinheiros, Mucurici e mais 38 municípios capixabas, passão a ter risco moderado de contaminação.

A nova matriz de risco adotada leva em consideração, além do coeficiente de incidência do coronavírus nos municípios — quantidade de casos confirmados — e do percentual de leitos ocupados, que já são considerados na atual matriz, a taxa de letalidade da doença, o índice de isolamento e o percentual de pessoas acima dos 60 anos. Além disso, o fator de vulnerabilidade, que é a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19, seria levado em consideração na hora de definir a situação do município nessa nova matriz de risco. Uma taxa de ocupação de até 50% é considerada adequada; entre 51% e 80% de ocupação, há uma situação de alerta; de 81% a 90%, o grau de vulnerabilidade é considerado crítico; e acima de 91%, entre-se no chamado plano de crise, podendo-se adotar o lockdown nas cidades com risco extremo. Conforme dados do Painel Covid-19, a taxa de ocupação de leitos no Estado está em 74,63%, ou seja, estamos na situação de alerta.

Nova Venécia
Mantendo a preocupação com o controle da doença no município e seguindo as orientações e protocolos do Governo do Estado, a administração municipal já planeja para a manhã da próxima segunda feira 25, a realização de uma coletiva de imprensa com a presença do Prefeito Lubiana Barrigueira, do Secretário de Saúde Felipe Barbosa e membros do Centro de Comando Geral Covid-19 no município para informar a situação no município e tratar das ações a serem adotadas durante as próximas semanas.  

Com as mudanças ocorridas nos últimos dias, como aumento dos casos e a reclassificação do grau de risco na maioria dos municípios, Nova Venécia, através a Secretaria de Saúde, mais uma vez faz um apelo à população para que continuem adotando as medidas de prevenção orientadas, como uso da máscara, reforço na higienização das mãos e dos alimentos. Só saiam de casa diante do extremamente necessário, quem puder fique em casa, pois o isolamento social é a mais indicada arma de proteção contra a doença, é necessário que todos se protejam e protejam uns aos outros.

(Por Noroeste News)




Postagem Anterior Próxima Postagem