TODO PROFISSIONAL DEVERIA LER ISTO: Por que alguns mantêm o emprego em tempos de crise?

Por que existem pessoas que em tempo de crise sempre são as primeiras a serem desligadas e existem outras que nunca são cogitadas para serem desligadas? 


Hoje, gostaria de elencar 03 características de pessoas que conseguem manter o seu emprego independente de qualquer crise. E, essas características também facilitam que essas pessoas, se desligadas de uma empresa, rapidamente consigam uma nova oportunidade no mercado. 

1 - Faz muito bem feito o que foi contratado (a) para fazer. 

Parece até obvio afirmar isso, mas quando você para um pouco para observar nas pessoas que são desligadas na primeira oportunidade, geralmente, essas pessoas possuíam a fama de "nozeiro", ou seja, sempre que possível procrastinam no trabalho, fazendo o seu dever somente quando são observadas ou pressionadas. Não caia na armadilha de usar todo um dia de trabalho para fazer algo que leva menos de duas horas de execução. Aprenda mais, faça mais, produza mais. O que nos leva ao segundo tópico. 

2 - Faça muito bem o que não te contrataram para fazer. 

Antes de falar um pouco sobre esse ponto, vale apena ressaltar uma coisa muito importante: Não queira fazer o que não te contrataram para fazer se não fizer antes o que você foi contratado para fazer. Algumas pessoas tem tanta vontade de agregar valor a empresa, de ser um profissional diferenciado, que acabam deixando mal feito a sua principal função. Portanto, esse tópico deve ser aplicado na mesma ordem que foi escrito: em segundo lugar. 

Dito isso, profissionais que só fazem o que foi contratado para fazer, são facilmente descartado se essa função for de fácil aprendizado ou se for facilmente acumulada com outro cargo. Por isso, agregue valor acumulando outras responsabilidades, faça com que o seu chefe pense que está pagando pouco para você, certamente ele confiará em você e irá te querer por perto em tempos de crise. 

3 - Entenda as prioridades da vida. 

Faça um cálculo bem rápido, o que vale mais apena: receber uma remuneração que te sustente facilmente ou ficar sem receber nada? Ter que trabalhar um pouco mais sem receber horas extras ou passar horas procurando um novo emprego? A escolha parece óbvia, mas somente os profissionais que possuem clareza de um sistema macroeconômico e que possuem o perfil certo consegue agir com a escolha óbvia acima questionado. 

Diversas vezes vi pessoas se reclamando por ter que trabalhar um pouco mais, ou por não ter tirado o intervalo do almoço completo. As reclamações são justas e as pessoas possuem os seus direitos, assim como na primeira oportunidade essas pessoas certamente serão as primeiras escolhidas para uma redução de quadro. No fim das contas, o que vale mais apena? 

Portal administradores.com.br 
(Autor Adm. Marcelo Cardoso) 


Gostou desta matéria? Clique aqui e receba nossos conteúdos diariamente.
Postagem Anterior Próxima Postagem