Boletim de Conjuntura Econômica Bandes registra impactos econômicos causados pela pandemia


As expectativas de crescimento do PIB brasileiro para 2020, que já vinham sendo reduzidas nos primeiros meses do ano, despencaram. O último Boletim Focus prevê retração de 6,25% - já são 16 semanas consecutivas de piora na previsão para o PIB brasileiro. A produção industrial, a venda de materiais de construção, vendas do comércio e o volume de serviços, todos, sem exceção, já apresentam retração considerável.


Esses são alguns dos pontos-chave registrados no Boletim de Conjuntura Econômica, produzido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Os números referem-se, basicamente, aos meses de março e abril deste ano e já começam a refletir os impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), tanto no cenário nacional quanto no Estado.

O saldo total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) vinha crescendo desde 2019, medido a preços constantes. Nos dois primeiros meses de 2020, houve uma estabilização. Entretanto, em março ocorreu um salto de 3,1%, impulsionado pelo segmento de empréstimos com recursos livres para pessoa jurídica (PJ), fruto das medidas de distanciamento social que paralisaram a atividade econômica.

O custo do crédito, referente ao estoque de dívidas, e a taxa de juros para novas concessões, têm apresentado tendência de queda, embora o endividamento das famílias continue crescendo, o que, por sua vez, compromete a renda.

Boas notícias no Agronegócio
No Estado, boas notícias ficam por conta dos preços ao produtor de dois produtos agrícolas: café e pimenta-do-reino. O café conilon acumula alta de 24%, enquanto o arábica tipo 7 subiu 34% - comparando-se aos preços de agosto de 2019. Embora ainda longe dos preços observados há alguns anos, a pimenta-do-reino acumula alta de 46% em 2020.

No mercado de crédito local, destaca-se o forte crescimento no saldo de operações de crédito à pessoa jurídica. Em apenas dois meses, esse saldo cresceu 14%, passando de R$ 21 bilhões, em fevereiro, para R$ 23,9 bilhões, em abril. Este é o maior saldo observado desde dezembro de 2015.

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Avenida Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória.
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Assessoria de Comunicação Social do Bandes


Gostou desta matéria? Clique aqui e receba nossos conteúdos diariamente.
Postagem Anterior Próxima Postagem