Como fazer detergente caseiro: uma opção ecológica e econômica para higienização

A receita de detergente caseiro da Alana Rox conta com somente cinco ingredientes


Os detergentes caseiros são uma alternativa econômica e ecológica para higienizar a casa. Diferente dos produtos convencionais, a versão feita em casa não contém uma série de produtos químicos que podem ser prejudiciais tanto ao meio ambiente, quanto à nossa saúde.

De acordo com a escritora e apresentadora Alana Rox, um dos benefícios do detergente caseiro é que o risco de alergias é menor em relação aos produtos de limpeza convencionais. Isso ocorre justamente por conta do número extremamente menor de compostos químicos.

"Muitas alergias que a pessoa não sabe de onde estão vindo, vêm do amaciante, sabão em pó e assim por diante. O detergente caseiro, além de ser muito barato, não gera malefícios para ninguém", explicou Rox.

Com somente cinco ingredientes, a receita de detergente caseiro utilizada por Rox pode servir tanto para lavar louças, roupas quanto para higienizar a casa. Confira o passo a passo para preparar este produto:

Ingredientes

100g de sabão de coco natural em barra
1,5 ml água
25 ml de álcool
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
Casca de 1/2 limão (ou 5 gotas de óleo essencial de limão ou lavanda)

Modo de preparo


Ferva a água e adicione o sabão de coco picado. Em seguida, mexa até o sabão derreter.
Adicione o álcool, o bicarbonato e a casca de limão. Mexa no fogo por mais uns 3 minutos e desligue. Se optar pelo óleo essencial, adicione as gotas neste momento.
Despeje num vidro e deixe esfriar. Mantenha em um recipiente fechado com tampa. Depois, é só utilizar!


G1


Gostou desta matéria? Clique aqui e receba nossos conteúdos diariamente.
Postagem Anterior Próxima Postagem