Dados da Rede Sismológica Brasileira apontam que os abalos sísmicos foram registrados na região Norte do Estado
![]() |
Ecoporanga fica no extremo Norte capixaba e tem pouco mais de 20 mil habitantes. Crédito: Divulgação |
Na última semana, terremotos no México e na Califórnia, nos Estados Unidos, chamaram a atenção de todo o mundo pelas imagens impressionantes. Apesar de ser uma realidade diferente para o Brasil, o fenômeno não está totalmente descartado de acontecer por aqui — e no Espírito Santo, só este ano, foram registrados dois tremores de terra, de acordo com a Rede Sismológica Brasileira.
O primeiro registro deste ano foi em Ecoporanga, região Norte do Estado, no dia 24 de fevereiro, às 20h13, e marcou um tremor de 1,8 de magnitude regional (mR). O segundo tremor, já de maior escala, aconteceu no dia 17 de maio, às 23h20, na Plataforma Continental do Espírito Santo, ou seja, a 350 milhas (563 km) da baía, também na altura do norte capixaba.
![]() |
Estragos causados em Oaxaca, no México, após um terremoto de 7,5 graus de magnitude ser registrado no centro e o sul do país. Crédito: Luis Alberto Cruz | Associated Press | AE |
Em entrevista, o especialista George Sand Leão, que atua no Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, explicou que os registros no Estado são tremores de magnitude pequena — embora o de 2.8 mR já desse para sentir se ficássemos próximos.
"Não dá para causar nenhum tipo de estrago, não tem impacto nenhum com relação a grandes efeitos. São eventos de pequenas magnitudes, e às vezes nem a população sente"
George Sand Leão - Especialista
ESCALA RICHTER E ESCALA BRASILEIRA: QUAL A DIFERENÇA?
Questionado sobre como é feita a conversão da magnitude brasileira para a Escala Richter, Sand explica que a medida é universal. "Escala Richter não existe. Richter fez uma escala chamada magnitude para a Califórnia. Não se converte da brasileira para a de Richter, é a mesma coisa", detalhou.
George Sand Leão - Especialista
A Gazeta
Gostou desta matéria? Clique aqui e receba nossos conteúdos diariamente.