Rede estadual discute volta às aulas presenciais no ES em agosto

Diretores de escolas estaduais já conversam com suas equipes sobre as propostas que deverão ser adotadas

Sedu está fazendo planejamento para o retorno das atividades presenciais. Crédito: Sedu/Divulgação

Com as aulas presenciais suspensas desde março devido à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está fazendo o planejamento para a retomada das atividades. A rede discute propostas e a previsão é que o retorno nas escolas seja apenas em agosto.

Para o próximo mês, o plano prevê que as atividades remotas passem a ser consideradas como dias letivos, o que hoje não é contabilizado. A partir de agosto, as atividades seriam retomadas no ambiente escolar durante a semana. E, para reposição, estão planejadas aulas aos sábados, mas no modelo virtual. Dessa maneira, seria possível concluir o ano letivo em janeiro de 2021.

As propostas já estão sendo discutidas por diretores escolares com suas equipes, mas ainda serão debatidas com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes) na próxima quarta-feira (24).

Diretor da entidade, Christovam Mendonça diz que, até o momento, o sindicato não foi ouvido para a construção do planejamento de retomada. "Existe uma possibilidade na próxima semana de conversarmos, ou seja, iniciar a conversa. Mas, se o governo vier com a receita pronta, com o tabuleiro todo montado e pronto, não vamos aceitar." Christovam reclama que, no debate, estavam sendo envolvidos representantes de entidades que não estão relacionadas com a educação pública.

A Sedu foi procurada para se manifestar sobre o planejamento, mas a assessoria informou que o órgão só vai apresentar um posicionamento quando o plano estiver concluído.

No início do mês, o secretário Vitor de Angelo já havia sinalizado com a possibilidade de retorno em agosto, e na ocasião falou que atividades remotas poderiam mesmo ser consideradas como aula letiva, por ser um cenário muito factível, simples de implementação e de as pessoas aceitarem.

"Outras opções para cumprirmos o calendário seriam estender a carga horária diária e avançar para 2021, o que é menos aceitável pelas pessoas", apontou. O secretário também já falou que a definição sobre o retorno depende de autorização da área da saúde, com análise do cenário vigente sobre o comportamento da Covid-19 no Estado.

Na rede particular, as escolas já estão fazendo as adaptações, com protocolos de saúde, na expectativa de retomar as atividades presenciais a partir do mês que vem, ainda que de maneira gradual. A Sedu também não revelou as medidas de segurança para quando os alunos voltarem para as escolas.


A Gazeta
Postagem Anterior Próxima Postagem