Prefeitura de Vila Pavão investe mais de R$95 mil em Educação através do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola



As escolas da rede municipal de ensino de Vila Pavão receberam em junho de 2020 o valor de 95.990,00 reais por meio do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola. O ato simbólico da entrega do recurso foi realizado na manhã desta quinta-feira (16), na Escola Esther da Costa Santos.

A verba é repassada pela Prefeitura que dá autonomia às unidades escolares, por meio dos Conselhos de Escola, formados pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar:alunos, professores, pais/responsáveis, funcionários, pedagogos, diretores e comunidade externa, que tem entre suas funções decidirem a melhor forma de aplicar o recurso. “A autonomia dada aos Conselhos é muito importante, pois são eles que convivem e sabem as maiores necessidades da escola, assim, garantimos a democratização e a construção da cidadania em cada comunidade, além de fortalecer o comércio local, pois prioritariamente as compras serão feitas aqui no município ”, destaca o Prefeito Irineu Wutke.

O Programa foi instituído através da Lei municipal nº 1.242/2019, onde as 21 escolas foram contempladas totalizando mais de 1.300 alunos beneficiados. Os investimentos são direcionados para a realização de reparos e aquisição de materiais que auxiliam no processo educacional dos alunos. O valor repassado para as escolas municipais é calculado a partir do número de alunos matriculados em cada unidade.

A Secretária de Educação Arlete Ramlow de Souza destaca que o recurso visa promover uma Educação de Qualidade. “É um compromisso assumido pela gestão Municipal de Vila Pavão que em parceria com os Conselhos promove o Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola – PMDDE. O programa engloba várias ações e objetiva a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica”.

O Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola é um incentivo a autogestão que contribui para que a escola desenvolva suas ações a partir da sua realidade.
A representante do segmento de pais e tesoureira do Conselho da EMEF Professora Esther da Costa Santos, Edinara Pratissoli Arantes opinou sobre a necessidade e importância do repasse para as escolas municipais. “Posso afirmar que o PMDDE é uma grande conquista para as escolas do município. Este recurso nos trouxe mais autonomia, através dele podemos atender uma grande parte dos anseios e demandas que as escolas têm, quem acompanha diretamente o dia a dia sabe de suas reais necessidades e aquilo que é preciso para aprimorar a qualidade do ensino para os estudantes de nosso município”.

A comissão Técnica do PMDDE em consonância com o Conselho Municipal de Educação está trabalhando para a manutenção e ajustes necessários, acompanhando todas as etapas e procedimentos na execução do programa, dando suporte necessário aos Conselhos para aplicação e prestação de contas do recurso.    

Com Informações Prefeitura de Vila Pavão




Postagem Anterior Próxima Postagem