Webinar apresenta propósitos e casos de sucesso do PEIEX-ES para empresários capixabas


No último dia 30 de junho, os casos de sucesso de empresas participantes do Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) no Espírito Santo foram o tema principal de um webinar realizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do programa Fórum+Negócios, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e do Centro de Apoio aos Sindicatos (CAS). O mediador do evento foi o coordenador do Fórum+Negócios, Durval Vieira de Freitas.

O PEIEX-ES é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Sedes, com a finalidade de qualificar as empresas capixabas com potencial exportador para o mercado internacional.

A reunião virtual teve por objetivo apresentar aos empresários capixabas as potencialidades do Programa de Exportação e os benefícios de adesão para as empresas. Durante o webinar, representantes de empresas participantes do PEIEX-ES contribuíram com as experiências no processo de exportação e tiraram as principais dúvidas dos demais participantes. 

Entre as empresas participantes do webinar e do PEIEX-ES está a Naturelle Cosméticos, localizada em Vila Velha, que tem 10 anos de experiência. No início, a marca estava muito focada no mercado nacional e há três anos decidiu se aprofundar e adquirir conhecimentos no mercado externo. Atualmente, a empresa já exporta para mais de 25 países, com foco no Oriente Médio. 

A gerente de exportação da Naturelle, Letícia Maleque, falou sobre a participação da marca em feiras internacionais em 2019. “Nós temos um fluxo de vendas de exportação significativo, o que nos possibilitou participar da Beautyworld Middle East, em Dubai. Além de nos proporcionar uma experiência única, nós tivemos a chance de ter contato com potenciais clientes, parceiros e novos distribuidores”, disse. 

A representante também destacou as vantagens em receber as qualificações do PEIEX-ES. “A parceria com o PEIEX-ES veio para somar e agregar valor e conhecimento a nossa marca, além disso, tem nos ajudado bastante a entender todos os processos de exportação e regras específicas para os produtos de cosméticos. As capacitações contribuem, principalmente, na melhoria do trabalho do nosso quadro de funcionários, que agora tem conhecimento técnico na área”, frisou Letícia.

O gerente-geral da Borana, Jorge Aguiar, ressaltou as experiências que a marca de biquínis e vestuário pós-praia feminino adquiriu ao participar do primeiro ciclo do PEIEX-ES 2016-2018. “O PEIEX-ES foi fundamental no crescimento da marca no mercado internacional. Atualmente, a Borana exporta para vários países, inclusive para o Japão, Grécia, Itália, Espanha e Estados Unidos, mas é importante destacar que o programa também nos ajudou a fortalecer as relações comerciais com o mercado interno, além de valorizar e agregar valor a nossa marca”, afirmou. 

A empresa Dominus Granito e Mármore, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, participa do PEIEX-ES e já concluiu todas as capacitações e agora se prepara para receber o Plano de Exportação. O proprietário, Ricardo Altoé, parabenizou os técnicos do PEIEX que fornecem o treinamento às empresas participantes. “Foi muito interessante aprender sobre as fases de exportação de produtos e serviços. Coloco em destaque as capacitações de logística e operações financeiras. Todo conteúdo fornecido pela equipe do programa foi muito objetivo, prático e simples, o que nos proporcionou um conhecimento muito benéfico”, destacou. 

Em sua fala, Ricardo Altoé também destacou o interesse em avançar com os negócios para o mercado internacional. “Como a empresa está localizada em uma região que foca no mercado de rochas ornamentais, eu procurei encontrar uma forma de ter um diferencial, por isso, decidi me qualificar para exportar de forma planejada e estruturada. O que me chamou atenção foi o fato de que, além das grandes empresas, pequenas e médias também podem levar os seus produtos e serviços para o público externo”, contou. 

O subsecretário de Estado para Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, e coordenador do PEIEX-ES, Gabriel Feitosa, aproveitou o espaço para fazer uma breve reflexão sobre o tema da internacionalização e as principais vantagens em exportar. “A diversificação de mercado, aumento de produtividade e vendas, melhoria na qualidade do produto e valor da marca são os principais benefícios para as empresas que desejam exportar. Todas essas vantagens contribuem para a modernização do processo produtivo como um todo, além de gerar mais competitividade e aumento da produção do produto, seja no mercado interno ou externo”, explicou. 

Em seguida, Feitosa fez uma apresentação sobre o PEIEX-ES e explicou aos empresários sobre todos os processos, desde a prospecção de empresas até a etapa final que é a entrega do Plano de Exportação. “Em seu primeiro ciclo, o PEIEX-ES capacitou 143 empresas e nesse segundo ciclo o nosso objetivo é capacitar 200 empresas em 24 meses. Queremos ver cada vez mais micro e pequenas empresas capixabas exportando e fortalecendo a cultura exportadora no Espírito Santo”, acrescentou.

Na etapa final do webinar, o representante do Fórum+Negócios da Findes, Gustavo Nunes Rodrigues, colocou a organização à disposição dos empresários para mais esclarecimentos. “Os empresários que estão no processo de exportação podem entrar em contato conosco para tirar todas as dúvidas em relação a certificação aduaneira”, finalizou.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, promover encontros de integração como este favorece o desenvolvimento da cultura exportadora no Espírito Santo. “É imprescindível que empresas capixabas que tenham produtos e serviços com potencial exportador ganhem visibilidade no mercado internacional. É justamente por isso que oferecemos uma capacitação de qualidade, de forma gratuita, para que as empresas tenham condições de expandir e crescer ainda mais”, disse Kneip.

Sobre o PEIEX-ES

O programa oferece às empresas, de forma gratuita, orientação técnica sobre as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior, apoiar a expansão internacional das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia, atualmente, cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia.

Serviço:
Núcleo Operacional do PEIEX-ES
(27) 3636-9717

Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem


Gostou desta matéria? Clique aqui e receba nossos conteúdos diariamente.
Postagem Anterior Próxima Postagem