Nova Venécia: Mesmo com município em alto risco alguns lojistas ignoram Decreto e abrem lojas no sábado

Diversas lojas de segmentos não essenciais que estão incluídas nos decretos do Governo do Estado e do Município desrespeitaram a lei e abriram as portas ontem (22), quando deveriam ficar fechadas.


A situação da pandemia do novo coronavírus tem dado sinais de melhora em alguns municípios capixabas, principalmente nas regiões Metropolitana, Central-Serrana e Sul do Estado, porém nos municípios das regiões Norte e Noroeste a situação se mantém inversa, o contágio continua crescente e números elevados de novos casos têm sido registrados todos os dias. Nova Venécia registrou uma média de 11 novos casos diários na última semana.

No novo Mapa de Risco da Covid-19 do Governo do Estado divulgado ontem (22), aparecem 11 municípios com classificação de risco alto, desses, 09 estão localizados nas Regiões Norte e Noroeste do ES, Nova Venécia é um desses.

No último final de semana Nova Venécia perdeu a classificação de risco moderado e voltou ao risco alto, o que impôs medidas mais restritivas na cidade, como a abertura do comércio somente de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h. Porém, mesmo cientes dessas medidas, alguns comerciantes, infringindo a lei, abriram as portas ontem, quando deveriam permanecer com seus estabelecimentos fechados. O observado foi lojas abertas e grande circulação de pessoas no Centro da cidade.

Tal atitude é no mínimo intolerável e desrespeitosa, os ‘bons comerciantes’, os que seguem corretamente as medidas, são os que mais sofrem as conseqüências dos que descumprem os decretos, pois, com isso, não acontece melhora, os índices de contágio se mantêm elevados e o município permanece com classificação de alto risco, impedindo a diminuição das restrições. O momento deveria ser de união e envolvimento de todos. 

Sem menosprezar o abalo financeiro pelo qual as empresas vêm passando, mas, ignorar os decretos e descumprir a lei é uma atitude extremamente egoísta e injustificável.

Para contenção do vírus é preciso a colaboração de todos. Além de fazer sua parte na prevenção com o uso de máscara, higienização com álcool gel, é fundamental que os empresários respeitem os dias e horários, assim como todas as outras questões das normativas de cada segmento. 

É importante que cada pessoa exerça seu papel de cidadão, incentivando clientes e colaboradores a se proteger e proteger o próximo. A situação só irá melhorar se houver participação de todos. É inegável que todos precisam trabalhar, mas, nesse momento colocar o lucro acima de tudo torna-se uma atitude imediatista e insensata, o mais importante agora é preservar a vida e saúde da população, para que, o quanto antes, todos tenham condições de seguir suas vidas com mais normalidade.

Vale ressaltar que, de acordo com os órgãos competentes de fiscalização do município, o descumprimento das normativas do Decreto Municipal 15.293 de 10 de agosto de 2020, pode resultar aos empresários que estão descumprindo as regulamentações, na aplicação de multas e demais penalidades previstas em lei. 

(Claudiana Venancio Ribeiro – Noroeste News)



Postagem Anterior Próxima Postagem