Indicadores econômicos do Espírito Santo estão disponíveis em painel dinâmico



 Os indicadores e séries históricas com dados sobre a Indústria, Comércio, Serviços e Inflação no Espírito Santo agora estão disponíveis em um painel dinâmico e interativo, lançado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em evento on-line, nessa quinta-feira (20).
O painel apresenta uma base de dados sintética de pesquisas mensais já acompanhadas pelo IJSN, tendo como fonte o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados podem ser filtrados e dispostos de modo personalizado. Os filtros permitem acesso: a comparativos com outras Unidades da Federação (UF’s), consulta por mês (a partir de julho de 2017), três bases de comparação (interanual, acumulado no ano e acumulado em 12 meses), dados da indústria geral, dos seus subsetores (Indústrias Extrativa e de Transformação) e segmentos, receita nominal e volume de serviços e de vendas no comércio e comércio varejista ampliado, índice geral de inflação e sua decomposição setorial.
“Entendemos a necessidade de tornar a informação mais acessível a toda a sociedade. A intenção é sintetizar essas pesquisas que antes eram publicadas na forma de resenhas de conjuntura mensais, e consolidar todos os indicadores num painel interativo, facilitando ao usuário acessar e interagir com as informações”, explicou o coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, o economista Antônio Ricardo Freislebem da Rocha.
O diretor-presidente do IJSN, Daniel Cerqueira, realizou a abertura do evento. “Ficamos ainda mais gratos em apresentarmos um trabalho desta qualidade no momento em que vivemos, com impactos em perdas de vida e também na nossa economia. Trata-se de um trabalho científico de excelência para que possamos analisar a economia e propor políticas que vão gerar melhorias no emprego, na renda e, em última instância, na qualidade de vida da população capixaba”, destacou.
No painel é possível acompanhar o impacto da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), medida a partir de fevereiro de 2020 (com ajustes sazonais), nesses setores da economia capixaba.
“O comércio foi um setor que sofreu muito com a pandemia, mas tem mostrado uma recuperação rápida, principalmente o segmento de alimentação. Já o setor de serviços, aparentemente, demandará um pouco mais de tempo para se recuperar da pandemia”, avaliou Antônio Ricardo Freislebem da Rocha.
Esta é mais uma entrega do Núcleo de Estudos Econômicos (NEE) do Observatório Covid-19, que tem por objetivo o acompanhamento de indicadores e os impactos da pandemia, de modo a subsidiar a resposta dos setores público e privado e amenizar os impactos sofridos pela economia capixaba em virtude da doença.
Os trabalhos do NEE subsidiam ainda as atividades do Centro de Comando e Controle (CCC), do qual o IJSN faz parte. O CCC é composto por técnicos de diversas áreas do Governo do Estado do Espírito Santo e foi criado para operacionalizar as demandas referentes à Covid-19 no Estado.
“As informações produzidas auxiliam no planejamento e na tomada de decisão. São análises, aprimoramentos de políticas públicas e medidas mitigadoras para minimizarmos os impactos econômicos da pandemia”, concluiu o diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira.
Inscreva-se no canal do IJSN no YouTube e participe dos Seminários #IJSN45Anos


Assessoria de Comunicação do IJSN




Postagem Anterior Próxima Postagem