Detran|ES simplifica emissão do CRLV eletrônico (licenciamento anual)



Mais uma vez buscando facilitar o acesso do cidadão aos serviços, sem perder a segurança no procedimento, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) disponibilizou, em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), novas maneiras de acessar o novo Certificado de Registro de Licenciamento Anual do Veículo (CRLV), que este ano não é mais emitido em papel moeda nas unidades do órgão de trânsito, nem é encaminhado para o endereço dos usuários deste serviço.
Essa facilidade foi pensada principalmente para os proprietários de veículos mais antigos, pois esses não possuem o código de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Em função disso, o cidadão estava precisando se dirigir ao Detran|ES para efetuar o cadastro e/ou solicitar uma segunda via do documento, bem como para aqueles que eventualmente o tenham perdido.
Passo a passo para emissão do CRLV-e
O primeiro passo é acessar o site www.detran.es.gov.br, escolher a opção “Veículos” e selecionar os débitos que deseja pagar: IPVA, Seguro DPVAT, Licenciamento e multas, se houver. Para gerar o Documento Único de Arrecadação (DUA), que é um boleto, será necessário informar a placa e o renavam do veículo. Somente será possível emitir o CRLV-e após quitar todos os débitos. O Detran|ES recomenda que o cidadão aguarde pelo menos 24 horas para que seja realizada compensação bancária.
Para imprimir o documento pelo site do Detran|ES, basta selecionar o ícone CRLV eletrônico, na opção de serviços on-line de "Veículos". Automaticamente, o cidadão será direcionado ao site Acesso Cidadão, que é a base de dados para acesso aos serviços oferecidos pelo Governo do Estado. Se o proprietário legal do veículo já estiver cadastro, basta efetuar login. Se não, será necessário se cadastrar.
Após estar logado no portal, o cidadão deverá clicar no seu nome, que fica no canto superior direito e acessar o ícone “Verificar conta”. Ao clicar, abrirá uma página em que será possível identificar quatro possibilidades de fazer a verificação da conta: Servidor Estadual, Certificado Digital, CNH Capixaba e Selfie. O Detran|ES recomenda esses dois últimos, por serem mais simples e acessíveis.

CNH Capixaba
Para realizar a validação, o proprietário do veículo, que também seja habilitado, poderá fazer a verificação de conta por meio da CNH. Pois faz-se necessário informar apenas dados da CNH e um número de celular. Reforçamos que, neste caso, como o próprio nome sugere, somente condutores habilitados no Espírito Santo conseguirão realizar a verificação. A validação é quase que instantânea.

Selfie
Nesse caso, o proprietário do veículo deverá escolher o documento oficial com  foto que utilizará para validar a conta, que pode ser RG, CNH, Carteira de Trabalho (com foto). Deverá preencher um pequeno formulário (se atentar para que os dados sejam equivalentes ao do documento utilizado) e seguir o passo a passo em que precisará fazer o upload de fotos do documento escolhido e, posteriormente, uma selfie com o documento em punho, conforme demonstração do próprio portal. Nesse formato pede-se um prazo de até 48 horas úteis para que os dados de verificação sejam validados.

Serviços on-line 
O Detran|ES reforça que mais de 50 serviços podem ser feitos de forma on-line e que para realizá-los é necessário possuir cadastro no portal Acesso Cidadão.
Confira os serviços on-line disponíveis no site do Detran|ES:

Clique aqui para acessar os serviços 100% digitais de Veículos
Clique aqui para acessar os serviços 100% digitais de Habilitação
Clique aqui para acessar os serviços 100% digitais de Infrações



Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Postagem Anterior Próxima Postagem