Últimas

História do Brasil: Quando Aparecida se tornou padroeira do Brasil?


Conheça através do texto e do vídeo abaixo os fatos que resumem a história da proclamação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil. 

1. Em 1884, a Princesa Isabel visitou pela segunda vez o Santuário de Aparecida. Veio com seu esposo Conde d´Eu para agradecer a bênção dos 3 filhos que tinha gerado. Como expressão de gratidão, ela ofertou para Nossa Senhora uma coroa de ouro.

2. O Papa Pio X, publicou um decreto permitindo que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida fosse coroada Rainha. Esta cerimônia aconteceu no dia 08 de setembro de 1904, em missa solene na praça em frente da Basílica Velha com a presença de 15 mil fiéis.

3. No dia 16 de julho de 1930, a pedido do Cardeal Leme, Arcebispo do Rio de Janeiro, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil. Até o momento o Padroeiro do Brasil era São Pedro de Alcântara. A cerimônia solene da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil aconteceu no dia 31 de maio de 1931 na cidade do Rio de Janeiro, que na época era a capital da República, e contou com mais de 1 milhão de pessoas.

4. Em razão da visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida em 1980. O Então presidente da República João Batista Figueiredo publicou o decreto onde o dia 12 de outubro passou a ser feriado Nacional pela celebração da Rainha e Padroeira do Brasil. Pois em 1954, a CNBB havia pedido a Santa Sé para que fixasse a data da Festa de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro, pois antes a Festa de Nossa Senhora Aparecida tinha sido celebrada em várias datas: 1º de maio, 08 de setembro, 08 de dezembro, 25 de março, etc.


Portal a12.com



Nenhum comentário