Nova Venécia não retomará aulas presenciais em 2020


Foi decidido, em reunião, na tarde desta quinta-feira (01), que as aulas presenciais da rede municipal de ensino de Nova Venécia não retornam mais este ano. O calendário vai até o dia 30 de dezembro com ensino online.

O veredito foi dado por webconferência, que contou com a participação de representantes de setores da educação: Conselho Municipal de Educação, Sindiupes, Conselho de Unidades Escolares, Centro de Comando Geral da Covid (CCGC), diretores de escolas e representantes de pais.

De acordo com informação repassada pelo prefeito Lubiana Barrigueira, e o secretário municipal de Educação, Arilso Teixeira, a decisão foi unânime. “não decidi sozinho, dividi essa responsabilidade com os setores da educação, pois entendo que a decisão não poderia ser tomada sem a participação deles, e esta é a minha forma de agir: pelo diálogo”, falou o prefeito.

 “Não há como controlar o contato entre as crianças. Elas gostam de afeto, de abraçar e interagir. Além disso, não tem como garantir a segurança de funcionários, como serventes, por exemplo, nem a dos professores”, disse o secretário Arilso.

Ele explicou ainda que, por decisão do Conselho Nacional de Educação (CNE) está sendo adotado o currículo contínuo, sem reprovação. “Antes os alunos reprovavam no primeiro aninho. Mas, com o avanço de pesquisas na área de psicologia educacional, percebeu-se que a maturidade ocorre depois. Então, agora, não reprova mais no primeiro ano, isso é decidido no segundo ano. Por decisão do CNE, durante a pandemia a norma foi estendida a todos os anos”.

De acordo com o anunciado, coloca-se um fim às especulações quanto ao retorno ou não das aulas no município neste ano. Acreditamos que diante da realidade que ainda exige cuidados, essa é a decisão mais sensata.

 

Com Informações do Correio 9

Postagem Anterior Próxima Postagem