Compras do mês: 10 alimentos com boa oferta em novembro

 


Os preparativos para as festas de final de ano já começam em novembro. Mas isso não significa que as refeições em família ou com os amigos, repletas de quitutes deliciosos e especiais, deve ficar apenas para as celebrações. Aproveite os alimentos com bastante disponibilidade no mês para fazer pratos incríveis!

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São (Ceagesp) possui uma tabela com os principais ingredientes do mês de novembro. Saiba quais são e confira dicas de receitas. 

1. Avelã

Rico em fibras, cálcio e vitaminas do complexo B, o ingrediente ajuda a reduzir e colesterol e fortalece os ossos. Por ser muito usado no preparo de doces, seu consumo deve ser equilibrado para evitar a ingestão de açúcar em excesso. Uma opção é fazer a pasta de avelã para passar em pães ou usar em sobremesas.

2. Berinjela
Super versátil, a hortaliça vai bem assada, cozida, refogada, com carnes, massas e até como aperitivo. Quer algo saudável? Faça uma salada de berinjela com folhas verdes. O alimento é rico em vitaminas e sais minerais e ainda contribui com a prevenção de câncer e de diabetes.

3. Broto de bambu
Também chamado de taquenoco, o ingrediente é de origem asiática. Pode ser usado em caldos, saladas, refogados ou em conserva. Uma dica é o frango com curry verde, que leva brotos de bambu.

4. Jaca
A fruta suculenta é ótima para receitas vegetarianas, como o hambúrguer de jaca. Também pode ser usada em doces e sucos. Entre seus benefícios estão o controle da asma, aumento de energia e prevenção da anemia.

5. Nabo
Com poucas calorias e rico em potássio, o alimento é indicado para quem faz dieta ou quer refeições mais leves no dia a dia. É bastante consumido cru em saladas, mas também pode ser refogado, assado ou cozido. Se o tempo esfriar, prepare uma sopa de nabo com lentilha para esquentar. 

6. Nozes
O fruto seco tem a cara do Natal! Rico em antioxidantes, melhora a saúde do intestino e do coração. Além de consumido in natura, é ótimo para preparar sobremesas, como o pavê de nozes com doce de leite. 

7. Mandioquinha
A raíz, também conhecida como batata-baroa, é muito versátil: pães, massas, caldos, tortas e purê podem ser feitos com ela, que ainda fica uma delícia assada, cozida ou refogada. Para servir algo sofisticado, faça o nhoque de mandioquinha do chef Henrique Fogaça. 

8. Melão amarelo
A fruta ajuda no controle da pressão arterial, tem efeito diurético e fortalece o sistema imunológico. Além de ser consumida in natura, é ótima para doces, sucos e até saladas. Se quiser algo refrescante para os dias de calor, prepare o shake de melão com castanha-do-pará. 

9. Palmito
Obtido das palmeiras, o alimento é rico em vitaminas A, C e do complexo B. Na cozinha, pode ser usado em saladas, recheios, em refogados, cremes e assados. Para um happy hour, prepare o pastel de palmito. 

10. Pitanga 
A pequena fruta brasileira tem poucas calorias, bastante vitaminas e sais minerais. Além de consumida in natura, combina com geleias, compotas, sucos e doces, como o picolé caseiro da Bela Gil.


Revista Casa&Jardim
Postagem Anterior Próxima Postagem