Últimas

Governo do Estado recebe prêmio pelas ações do Transcol no enfrentamento da pandemia


O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), recebeu, nesta terça-feira (24), o Prêmio Destaque do Transporte, uma homenagem especial pela iniciativa do Governo capixaba, em conjunto com as Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBUS), pela implementação do Protocolo de Ações do Sistema Transcol no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

O prêmio é promovido pela OTM editora, que todos os anos reconhece as melhores iniciativas implantadas pelos sistemas de transporte público do País. Segundo a OTM Editora, o protocolo de ações do Sistema Transcol está amparado num tripé estratégico de ações, que juntas somam mais de 40 medidas implantadas e foi considerado um dos mais completos e vigorosos programas de apoio e sustentação ao transporte público do Brasil, durante o período de pandemia.

Para o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o reconhecimento do trabalho do Governo do Estado, por meio do Prêmio Destaque do Transporte, incentiva boas práticas no setor. "Foi um período de muito aprendizado, em que tivemos que ter muito pé no chão e responsabilidade na hora de implantar cada ação. A comunicação também foi essencial para o sucesso de protocolo. Tivemos que manter conversas constantes com a população, com as empresas operadoras e com os colaboradores. Mas, conseguimos enfrentar o desafio sem paralisar o sistema, sem quebradeiras nas empresas e sem demissões em massas, além de oferecer um transporte mais seguro do ponto de vista sanitário", destacou.

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), em março, o Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo. Entre as ações, estão a disponibilização de totens de álcool gel nos terminais para os passageiros e a distribuição de 1 milhão de máscaras reutilizáveis para os passageiros que passam pelos terminais.

Também foram adotadas medidas para o reforçar a higienização dos coletivos e higienização dos terminais, além da disponibilização de sabonete nos banheiros; afastamento de colaboradores do sistema com mais de 60 anos, com comorbidades ou sintomas gripais; obrigatoriedade do uso de máscara nos coletivos e terminais; marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro, além da distribuição de álcool em gel e máscaras para os trabalhadores do sistema, entre outras medidas.

A solenidade de premiação foi realizada no Transamérica Hotel – São Paulo, de maneira presencial, obedecendo às regras estabelecidas pelas autoridades para assegurar a segurança sanitária no ambiente.

 

Governo ES