Edson Marquiori e Mário da Mineirinha mantêm liderança na disputa pela prefeitura de Nova Venécia

O candidato Edson Marquiori (PSB), mantém liderança sobre os demais concorrentes nesta reta final da corrida eleitoral. É o que aponta a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, dia 12/11. Contratada pelo Jornal Correio 9º, a pesquisa foi realizada pelo instituto ICAPES.

A dupla Edson Marquiori e Mário da Mineirinha tem a preferência da maioria do eleitorado de Nova Venécia.

A chapa encabeçada por Edson Marquiori e Mario da Mineirinha mantém vantagem já registrada em estudo anterior e tem agora 27,46% da preferência dos eleitores venecianos na modalidade estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados. Na seqüência aparecem
por André Fagundes (PDT), com 25,53%. Depois Clio Venturim do MDB, com 17,23%. Em seguida Antonio Emílio (Cidadania) com 3,19%; Gleyciaria Bergamim (DEM), com 2,77% e a Professora Cláudia (PT), com 1,91%, conforme gráfico abaixo:



Metodologia Utilizada

A pesquisa encomendada pelo jornal Correio9 ao Instituto Icapes foi realizada no dia 9 de novembro na sede e no interior do município, com um total de 469 pessoas entrevistadas, sendo 49,36% do sexo masculino e 50,64% do sexo feminino. Foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo, com entrevistas pessoais, face a face com o eleitor (não foi feita por telefone). A margem de erro da pesquisa é de 4,5% para mais ou para menos e a margem de confiança é de 95%. Considerando a margem de erro, pode-se dizer que os dois primeiros colocados, Edson Marquiori e André Fagundes, estão tecnicamente empatados. Ainda dentro da margem, André e Clio, também, apresentam empate técnico. Na outra ponta, com os candidatos Antonio Emílio, Gleyciaria e a Professora Cláudia, acontece o mesmo. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número ES-07760/2020.

A pesquisa mostra mudanças nas posições dos candidatos em relação à pesquisa anterior. Clio Venturim, que aparecia na segunda posição, com 19,40% das intenções, agora tem 17,23%. Antonio Emílio desceu de 5,12% para 3,19% da preferência. Gleyciaria Bergamim apresentou leve queda de 2,99% para 2,77%. Por sua vez, a Professora Cláudia saiu de 1,28% para 1,91%.

Votos brancos e nulos, também, são menores na segunda pesquisa tendo caído de 11,51% para 10,21%. Os indecisos, igualmente, caíram de 15,99% para 11,70%.

Nota-se que a queda do número de eleitores que tinham a intenção de votar branco ou nulo e dos indecisos tem beneficiado Edson Marquiori, André Fagundes e a Professora Cláudia.

Comparação em relação à pesquisa anterior:


(Noroeste News - Com informações do Correio 9)




Postagem Anterior Próxima Postagem