Confira as apresentações de nove pesquisas apoiadas pela Fapes sobre inovação na gestão pública e indústria capixaba

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) promoveu, na última terça-feira (1º), o seminário de acompanhamento dos resultados parciais já alcançados pelas pesquisas realizadas com o apoio do Edital 20/2018 – Gestão e Competitividade. Foram investidos R$ 1,2 milhão em recursos oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) para fomentar pesquisas que envolvam a formulação de políticas públicas focadas na inovação para gestão pública e também para a competitividade das empresas capixabas.

Os projetos abordam temas como Inteligência Artificial, big data, Internet das Coisas e Indústria 4.0. O evento foi transmitido pela página da Fapes no Facebook e contou com a participação dos coordenadores dos nove projetos que estão em andamento desde o início de 2019.

Durante a abertura do seminário, a diretora técnico-científica da Fapes, Denise Rocco de Sena, demonstrou entusiasmo com os resultados alcançados. “É gratificante testemunhar o desenvolvimento de projetos tão importantes para a sociedade”, destacou. “Desejamos muito sucesso na continuidade dos trabalhos e reforçamos a importância da Fapes no fomento a projetos que trazem benefícios para a vida dos capixabas”, ressaltou Denise de Sena.

Vidros de resíduos de rocha ornamentais

O professor Gilson Silva Filho, do Centro Universitário São Camilo, coordena o trabalho feito com a utilização dos resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais como matéria-prima para a fabricação de vidros sodo-cálcicos. O produto é ecologicamente sustentável, feito sem utilizar areia natural ou outra fonte auxiliar de sílica (SiO2), apresentando uma grande solução para problemas ambientais por meio de uma alternativa econômica.

O coordenador do projeto destacou a importância dos estudos que permitiram avaliar tecnicamente e economicamente uma proposta sustentável para a utilização do vidro produzido pelo tratamento desse resíduo.

O desenvolvimento do projeto conta com a parceria de artesãos locais para fabricação de artefatos e, logo depois de iniciado, já chamou a atenção, conquistando o segundo lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade, promovido pela TV Gazeta Sul. O potencial inovador ficou evidente com duas patentes depositadas a partir do projeto. Além disso, a equipe participou das feiras de rochas ornamentais em Cachoeiro de Itapemirim e em Vitória, a Stone Fair, no ano de 2019.

 

IA no diagnóstico de lesões de pele

Um aplicativo para auxílio ao diagnóstico de lesões de pele, baseado em imagens de smartphones e informações clínicas, foi apresentado pelo professor Renato Antônio Krohling. Para o desenvolvimento, foi criada uma base de dados com imagens dos principais tipos de lesões de pele e informações clínicas de pacientes.

Foram implantadas novas metodologias e algoritmos para a fusão de imagens de lesão com informações clínicas do paciente, usando inteligência artificial com resultados similares a de um especialista. O aplicativo, que está em fase de elaboração do protótipo, servirá para auxiliar no diagnóstico do câncer de pele, com imagens da câmera do celular e informações clínicas do paciente.

 

Cuidado inteligente da saúde materna e infantil

O projeto coordenado pelo professor Edson Theodoro Santos Neto revela uma estratégia de aperfeiçoamento dos processos de trabalho que envolvem a saúde materno-infantil, para trazer uma metodologia viável à estratégia de saúde da família e ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Embora o acesso aos serviços de saúde pública no Espírito Santo seja significativo, o processo e a qualidade de assistência ao pré-natal, ao parto e à criança ainda resultam em mortes de mulheres e crianças, que poderiam ser evitadas”, ressaltou Edson Santos Neto.

O objetivo da pesquisa é desenvolver tecnologias de cuidado inteligente da saúde materna e infantil na atenção básica, por meio de monitoração informatizada, orientação familiar e intervenção precoce. O pesquisador revela a expectativa de que a ferramenta seja uma estratégia inovadora e efetiva para ser incorporada ao SUS, representando um avanço, a longo prazo, na saúde geral da população.

 

Gestão e Competitividade

A programação do Seminário Gestão e Competitividade contou, no período da manhã, com apresentações referentes ao tema "Desenvolvimento da Indústria do Espírito Santo" dos seguintes projetos:

- Recomendações e exemplos de implementações do conceito de Indústria 4.0 para as empresas capixabas.
Cassius Zanetti Resende, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Serra.

- Resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais como matéria-prima para a produção de vidros: otimização da produção e aplicação nobre do produto obtido.
Gilson Silva Filho, São Camilo/Cachoeiro de Itapemirim.

- Desenvolvimento de norma para rochas artificiais e vidros utilizando resíduos do processamento de rochas ornamentais.


Monica Castoldi Borlini Gadioli, Cetem/Cachoeiro de Itapemirim.

- Estudo da cadeia produtiva de alimentos e bebidas derivados da fruticultura.
Edileuza Aparecida Vital Galeano, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Vitória.


Já o período da tarde foi destinado aos projetos que abordam o tema "Inteligência Artificial, big data, blockchain e Internet das Coisas aplicadas às Políticas Públicas".

- Cidades Inteligentes e Segurança Pública no Espírito Santo.
Anilton Salles Garcia, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Campus Vitória.

- Um aplicativo para auxílio ao diagnóstico de lesões de pele, baseado em imagens de smartphones e informações clínicas.
Renato Antônio Krohling (Ufes/Vitória).

- Redes neurais profundas no apoio à fiscalização.
Teresa Cristina Janes Carneiro, Ufes/Vitória.

- Cuidado inteligente da saúde materna e infantil na atenção básica.
Edson Theodoro dos Santos Neto, Ufes/Vitória.

- Detecção de retinopatia diabética com deep learning.
Bruno de Freitas Valbon, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam)


Assessoria de Comunicação da Fapes



Postagem Anterior Próxima Postagem