Últimas

Covid-19: Vermífugo Annita reduz 55% da carga viral

Artigo assinado por 29 pesquisadores afirma que remédio foi capaz de diminuir carga viral em pacientes, mas não reduziu sintomas


Um artigo científico publicado no European Respiratory Journal nesta segunda-feira (28) afirma que o vermífugo nitazoxanida, cujo nome comercial é Annita, é capaz de reduzir em 55% a carga viral do novo coronavírus. O artigo é assinado por 29 pesquisadores, coordenados pela professora Patrícia Rocco, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Os pesquisadores ressaltam, no artigo, que a nitazoxanida é um medicamento amplamente disponível e exerceu “atividade antiviral de amplo espectro in vitro”. No entanto, não houve evidências de seu impacto na infecção por SARS-CoV-2, o que significa que não reduziu os sintomas da covid-19.

O estudo contou com 1.575 voluntários em sete cidades brasileiras, sendo que 392 contraíram a covid-19 e foram selecionados; 198 tomaram placebo e 194, a nitazoxanida. Entre os pacientes que usaram o remédio, a carga viral apresentou queda de 55% após 5 dias. Já entre os que tomaram placebo, a carga viral caiu 45% no mesmo período.

A dosagem utilizada foi de 500 mg, de 8 em 8 horas, durante 5 dias.

 

Com Informações Portal Jornal do Norte



Nenhum comentário