Desmatamento em Santa Teresa pode afetar abastecimento de água em Colatina e mais 10 cidades

Loteamentos clandestinos e irregulares que contrariam a legislação da cidade de Santa Teresa estão ameaçando os recursos hídricos não só do município, mas também de Colatina e outras 10 cidades no Estado do Espírito Santo. 

Entre os anos 2019 e 2020, mais de 100 denúncias foram feitas e destas 21 estão sob investigação pela administração municipal da cidade. Em Santa Teresa, nascem duas bacias hidrográficas, as dos Reis Magos e a do rio Piraqueaçu, que abastece parte da população da serra, além de moradores de Fundão, João Neiva, Ibiraçu, Santa Leopoldina, Santa Tereza e Aracruz.

A região de Colatina também poderá ser atingida, pois a sub-bacia do Rio Santa Maria do Doce, que garantem os recursos hídricos para São Roque do Canaã, Itaguaçu, Colatina, Itarana e Linhares, desaguando no Rio Doce, em Colatina.

A cidade de Santa Teresa, faz parte do Corredor Central das Mata Atlântica, com 25 hectares de matas nativas. É esta área que vem sofrendo com o desmatamento, afetando, por consequência, nascentes, córregos e rios,

Outra dificuldade é que, além do desmatamento, as áreas sofrem obras de terraplanagem para garantir espaço para a construção clandestina e irregulares. O volume de terra deslocado, sem um processo bem conduzido, vai sendo carreado para as nascentes, córregos e rios. Causando assoreamento. 

A administração pública do município, alega que há quatro anos, vem lutando contra o avanço deste tipo de especulação imobiliária. Pelo menos 13 regiões da zona rural de Santa Teresa se destacam entre as que mais estão afetadas pelo desmatamento causado pela especulação imobiliária, que ocorre em todo o município.

 

DESMATAMENTO

– Caravaggio- Santa Lúcia

– Lombardia- Valsugana Velha

– Valão de São Lourenço

– Sgradinhos 

– Tabocas- Alto Caldeirão

– Aparecidinha

– Alto de Santo  António

– Vale das  Bençãos

– Recanto do Vale – Recreio.

 

ES FALA/Informação Prefeitura Municipal de Santa Teresa/A Gazeta




Postagem Anterior Próxima Postagem