Últimas

ES abre 775 vagas para 15 cursos técnicos gratuitos

Oportunidades são para os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva. O edital é referente ao primeiro semestre de 2021.


A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) lançou edital com 775 vagas para 15 cursos técnicos gratuitos distribuídos entre os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva. O edital é referente ao primeiro semestre de 2021.

O CEET Talmo Luiz Silva lança dois cursos novos para a população do município e entorno: Estética e Cozinha, que o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC antes chamava de Gastronomia.

Além desses, a escola técnica também abre inscrição para outros quatro cursos. Ao todo, 255 vagas estão abertas na unidade.

Já no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, são oferecidas nove opções de cursos, com 520 vagas. Veja a lista do fim da matéria.

 

Inscrição

Os interessados devem acessar a página www.acessocidadao.es.gov.br e realizar o cadastro no Acesso Cidadão utilizando o número de CPF e um e-mail pessoal.

Em seguida, acessar o site de inscrição www.selecaoaluno.es.gov.br, ler o edital de seleção e preencher a ficha de inscrição.

De acordo com o edital, no ato da inscrição o candidato deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno.

Seleção

A seleção para as vagas considera o resultado final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do último ano cursado pelo candidato no Ensino Médio.

Para os candidatos que estão cursando o terceiro ano em 2020, é considerado o resultado final em tais disciplinas no ano de 2019.

As regras de seleção são aplicadas independentemente da modalidade de Ensino Médio cursada.

Os candidatos concluintes pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terão suas notas aplicadas a uma regra de equivalência para concorrer às vagas, observando os casos específicos de candidatos:

Que cursaram o Ensino Médio regular;

Que cursaram a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio;

Que cursaram o Segundo Grau Profissionalizante;

Que cursaram a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA);

Que concluíram o Ensino Médio no CEEJA;

Para concorrer às vagas do curso técnico em Estética, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos, a contar no primeiro dia letivo, ou seja, 1º de fevereiro de 2020, além de cumprir os requisitos gerais do edital.

O resultado dos classificados e suplentes será divulgado em 30 de dezembro no site da Secti (www.secti.es.gov.br) e no Seleção Aluno (www.selecaoaluno.es.gov.br).

Vagas




Com Informações G1 Espirito Santo



Nenhum comentário