Sedu institui Comitê Intersetorial para estratégias Busca Ativa Escolar e Trajetórias de Sucesso Escolar

A Secretaria da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (09), a Portaria Nº 786-S, que institui o Comitê Intersetorial para as estratégias Busca Ativa Escolar e Trajetórias de Sucesso Escolar. Entre os objetivos do Comitê estão acompanhar e monitorar as ações realizadas pelo Programa Todos na Escola; fomentar a adesão dos municípios do Espírito Santo à plataforma Busca Ativa Escolar; e dialogar sobre o enfrentamento da cultura do fracasso escolar, a fim de superar desafios e alcançar o sucesso dos estudantes.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. É composta por uma metodologia social e uma plataforma tecnológica, que apoiam municípios e estados na identificação, na (re)matrícula e no encaminhamento de meninas e meninos aos demais serviços públicos. A Busca Ativa Escolar faz parte da iniciativa Fora da Escola Não Pode, para ajudar os municípios e os estados a combaterem a exclusão escolar.

Saiba mais: https://buscaativaescolar.org.br.

A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Instituto Claro e outros parceiros para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar no Brasil. O site disponibiliza indicadores de fluxo escolar nacionais, estaduais, municipais e por escola, retirados do Censo Escolar. O objetivo é facilitar um diagnóstico amplo sobre a distorção idade-série no País – quando um estudante está com dois ou mais anos de atraso escolar – e oferecer um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o acesso, permanência e a aprendizagem desses estudantes. Além das taxas de distorção e índices de abandono e reprovação, o site disponibiliza recortes por gênero, raça e localidade, que mostram as relações entre o atraso escolar e as desigualdades brasileiras.

Saiba mais: https://trajetoriaescolar.org.br.

Leia a PORTARIA nº 786-S, que institui o Comitê Intersetorial na Sedu.


 
Assessoria de Comunicação da Sedu



Postagem Anterior Próxima Postagem