Volkswagen agora é dona de 75% das ações da chinesa JAC

De olho no mercado de veículos elétricos na China, Volkswagen amplia sua participação nos negócios da JAC; decisão não afetará o Brasil



Anunciada em maio deste ano, a compra de 50% das ações da JAC Motors pela Volkswagen foi confirmada após quase seis meses. Os alemães investirão cerca de 1 bilhão de euros (ou pouco mais de R$ 6,3 bilhões) para avançarem no controle acionário: agora, a Volkswagen será dona de 75% das ações da fabricante chinesa.

A decisão, que teve o aval do governo chinês, representa uma mudança de postura em relação às montadoras estrangeiras. Nas últimas décadas, as principais empresas automobilísticas do planeta se instalaram na China a partir de parcerias com fabricantes locais, mas o controle acionário permanecia nas mãos das companhias chinesas.

A mudança de postura reflete os novos planos econômicos da China: após dominar as técnicas de fabricação de automóveis, as empresas do país investirão agora em novas tecnologias próprias, capazes de se diferenciar da concorrência estrangeira.

Por sua vez, a estratégia da Volkswagen é ampliar a sua participação no mercado de veículos elétricos chineses, desenvolvendo novos modelos a partir da cooperação com a JAC. Com isso, uma nova fábrica será construída na cidade de Hefei, além de um centro de pesquisas com foco em novas tecnologias para baterias.

Nesta semana, a fabricante alemã confirmou que fabricará dois hatches elétricos, um médio e um compacto.

A Volkswagen afirma que a negociação diz respeito ao controle acionário da JAC na China, não influenciando a operação da empresa em outros países (como no caso do Brasil).



AutoEsporte
Postagem Anterior Próxima Postagem