É #FAKE que 1ª vacinada já havia recebido doses

Mônica Calazans foi voluntária, mas recebeu apenas placebo e não a vacina. Butantan diz que antes de ser vacinada, ela fez teste sorológico para Covid-19, que não detectou presença de anticorpos do vírus.



Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que a enfermeira Mônica Aparecida Calazans, a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid no Brasil, já tinha tomado doses da Coronavac e que a imunização foi encenada. É #FAKE.

A mensagem falsa se baseia em uma reportagem real, publicada no site do Conselho Regional de Enfermagem, em que Mônica fala sobre sua experiência como voluntária para os testes da vacina.

O Instituto Butantan afirma que Mônica de fato participou dos testes clínicos como voluntária mas recebeu placebo e não vacina.

"Isso foi comprovado porque, antes de ser vacinada, fez teste sorológico para Covid-19, que não detectou presença de anticorpos do vírus. Portanto são falsas as mensagens que acusam suposta encenação", diz o Butantan.

Essa informação de que Mônica foi voluntária já estava publicada, aliás, nas reportagens sobre a vacinação da enfermeira.

Mônica foi imunizada neste domingo (17), no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O governo paulista aplicou a primeira dose da CoronaVac minutos após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina.


G1


Postagem Anterior Próxima Postagem