Estado inicia novo processo seletivo com mais de 300 vagas para profissionais da saúde

O ano de 2021 tem início com um novo processo seletivo simplificado com 387 vagas para profissionais médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros participarem do componente de provimento e fixação ao Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, o Qualifica-APS. A entrada desses novos profissionais no programa possibilitará a expansão de novas equipes de Saúde da Família e equipes de Saúde Bucal no Estado.

O processo, realizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), está em sua terceira edição e já conta com 621 profissionais atuando na Atenção Primária, em 60 municípios capixabas. Atualmente, estima-se que ao menos 350 Equipes de Saúde da Família e cerca de 120 Equipes de Saúde Bucal estejam em atividade com profissionais ligados ao Qualifica-APS.

Para este processo seletivo, referente ao Edital ICEPi/SESA Nº 002/2021, podem participar profissionais médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros formados em instituições de Educação Superior brasileiras ou com diplomas validados no Brasil. Estão disponíveis 208 vagas para médicos, 129 vagas para enfermeiros e 50 vagas para dentistas distribuídas nas quatro regionais de Saúde do Estado: Norte, Sul, Central e Metropolitana.

As inscrições têm início nesta quinta-feira (21) e vão até as 16h do dia 29 de janeiro, observando o fuso-horário de Brasília (DF), e serão realizadas de forma on-line, em formulário eletrônico disponível no site www.selecao.es.gov.br. Além disso, o envio dos documentos será realizado por formulário eletrônico no mesmo período das inscrições.

Os profissionais selecionados participarão do Programa Qualifica-APS, por meio da realização do curso de aperfeiçoamento com três anos de duração. Além disso, os profissionais em formação receberão uma bolsa-formação, sendo de R$ 3.500,00 para enfermeiros e cirurgiões-dentistas, e de R$ 11.865,00 para médicos. 

Em caso de dúvidas ou pedido de esclarecimentos, o candidato deverá realizar a solicitação por meio do e-mail icepi.provimento@saude.es.gov.br, informando o número deste edital.

Qualifica-APS

O Programa Qualifica-APS tem como objetivos ampliar a resolutividade da Atenção Primária à Saúde, com foco na Estratégia de Saúde da Família, e efetivar a Política de Educação Permanente em Saúde, por meio da integração ensino-serviço, proporcionando a formação de profissionais da saúde para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

ICEPi

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) é responsável por um conjunto de políticas de inovação em saúde. Com ele, a Secretaria da Saúde (Sesa) passa a investir de maneira robusta na qualificação e modernização das práticas de cuidado da rede própria e no apoio aos municípios, criando um amplo movimento de formação de serviço de Médicos de Família e Comunidade e de especialistas.

O Instituto tem como objetivo reestruturar a Atenção em Saúde no Estado, com fortalecimento das gestões municipais, atuando na resolução e na qualificação do cuidado em saúde para ampliar o acesso da população.

 

Governo ES

Postagem Anterior Próxima Postagem