Índia iniciará exportações de vacinas contra Covid-19 até 4ª


A Índia, uma das maiores fabricantes de medicamentos do mundo, vai começar as exportações de vacinas contra Covid-19 até a quarta-feira, disseram fontes governamentais, abrindo caminho para que muitos países de renda baixa e média garantam fornecimento da vacina da AstraZeneca desenvolvida com a Universidade de Oxford.

O primeiro lote exportado irá para o Butão, disseram as autoridades, que pediram para não terem seus nomes revelados pois um anúncio formal ainda será feito pelo governo indiano.

Dois milhões de doses da vacina, fabricada pelo Instituto Serum, também serão despachadas para Bangladesh na quinta, disseram as autoridades.

O Ministério das Relações Exteriores de Bangladesh confirmou os planos, afirmando que um voo especial da Índia desembarcará em Dhaka na quinta.

“Bangladesh receberá 2 milhões de doses da vacina contra Covid-19 Oxford-AstraZeneca da Índia como uma doação em 21 de janeiro”, disse em comunicado.

O Instituto Serum (SII), maior produtor mundial de vacinas, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Na semana passada o instituto disse à Reuters que esperava para breve uma autorização para uso emergencial da vacina por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS). O SII teve licenciamento para produzir o imunizante para países de renda baixa e média.

A medida também abrirá caminho para o Serum começar a fornecer para a iniciativa Covax, da OMS, que visa uma distribuição igualitária de vacinas contra Covid-19 ao redor do mundo.

A Índia recebeu pedidos de dezenas de nações, incluindo um pedido urgente do Brasil, para começar a exportar a vacina do centro do SII na cidade de Pune.

O governo do premiê indiano, Narendra Modi, no entanto, queria iniciar a campanha de vacinação no país antes de começar as exportações, disse uma das fontes.

A Índia começou a vacinar no sábado seus profissionais de saúde com o imunizante Oxford/AstraZeneca, assim como um outro desenvolvido pela Bharat Biotech.

O país pretende começar a exportar a vacina da Bharat em um segundo momento.

O governo brasileiro chegou a preparar um avião para buscar 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca na Índia, que seriam exportadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e usadas no início da vacinação no país, mas o voo acabou sendo cancelado.

Além disso, clínicas privadas de vacinação também têm acordo para comprar 5 milhões de doses da vacina da Bharat uma vez que o imunizante obtenha registro definitivo junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Reuters
Postagem Anterior Próxima Postagem