Sedes discute projetos conjuntos com embaixador de Cabo Verde


O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, e o subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa, se reuniram, nesta terça-feira (19), por meio de videoconferência, com o embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre d’Oliveira, e com o cônsul Fred Rosalem. Durante o encontro, as autoridades discutiram a possibilidade de criação de projetos conjuntos nos setores comerciais e de turismo.

Kneip reforçou que o Espírito Santo está aberto ao diálogo internacional e destacou potencialidades, como o equilíbrio fiscal, que permite a consolidação de parcerias para o desenvolvimento econômico do Estado. “Desde 2012, alcançamos a Nota A no Tesouro Nacional, com um resultado da condução responsável em eficiência na gestão. Estamos em 5° lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, bem como é importante destacar que o Espírito Santo tem a melhor avaliação do Ensino Médio da Rede Pública no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, pontuou.

“Além disso, para nós, é extremamente importante interagir com as embaixadas, especialmente a da República de Cabo Verde. Vamos manter em pauta agendas para analisar as possibilidades e oportunidades para construir juntos esse canal permanente para estimular o intercâmbio cultural. Coloco a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) à disposição para futuras parcerias e contatos”, acrescentou o secretário de Estado de Desenvolvimento.

De acordo com o embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre, a reunião teve a finalidade de estreitar os laços com o Espírito Santo. “Esse foi o primeiro contato virtual com a Sedes e espero que mais encontros como este venham a ser realizados em breve, com o intuito de render bons frutos para o futuro comercial de ambas as regiões. Certamente, grandes projetos poderão ser desenvolvidos a partir desta primeira conversa para fortalecer as relações comerciais, turísticas e internacionais”, sinalizou Chantre.

Já o subsecretário Gabriel Feitosa destacou que o encontro inicial pode resultar em futuros acordos para o Estado. “Dentro da política de diplomacia nesse relacionamento com Cabo Verde existe a sinergia de produtos importados, notadamente os pescados, e produtos de exportação agrícolas e minerais, além de excelente potencial turístico de ambos os locais. Assim como as demais parcerias, a nossa intenção é assinar um Protocolo de Colaboração entre Cabo Verde e Espírito Santo”, afirmou Feitosa.

O cônsul Fred Rosalem enfatizou que Cabo Verde é um importante aliado do Espírito Santo em demandas de importação e exportação. “Atualmente, Cabo Verde importa muitos produtos capixabas, como materiais de construção, arroz e feijão, e exporta pescados. Essas trocas são essenciais para o intercâmbio comercial e de turismo”, disse.

Sobre Cabo Verde

Localizado na zona equatorial do oceano Atlântico, no continente africano, a 500 quilômetros da costa do Senegal, Cabo Verde é um arquipélago formado por dez ilhas de origem vulcânica.


Governo ES

Postagem Anterior Próxima Postagem