Aloe vera: conheça 13 benefícios da babosa para o corpo


As babosas, também conhecidas como aloe vera, seu nome estrangeiro, são plantas que trazem inúmeros benefícios quando o assunto é paisagismo ou saúde. A designer de interiores Darci Hether afirma que a planta é uma das melhores espécies em relação à qualidade do ar.

As propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias da babosa ajudam a eliminar substâncias químicas presentes em produtos de limpeza, por exemplo. Extremamente fácil de cultivar, a babosa não precisa de rega constante, mas exige luz solar direta e é resistente a condições climáticas adversas.

Não é só para os amantes do paisagismo que a babosa pode ser uma grande aliada! A dermatologista Hadassa Barros explica: "A babosa é riquíssima em propriedades e funções, que servem como benefícios estéticos e medicinais, e por isso a maioria dos cosméticos naturais apresentam a aloe vera como um dos seus ativos principais."

Muitos cosméticos naturais e pós-sol trazem a aloe vera na composição devido à poderosa ação regenerativa celular e hidratante da planta, que contribui com o processo de cicatrização, segundo Hadassa. "Além disso, a ação anti-infamatória e calmante é eficiente no combate às queimaduras do sol."

Já nos cabelos, a babosa ajuda a proteger como se fosse um "protetor solar", contra raios UV, e evita danos cotidianos causados pelo clima seco, vento, chuva e oleosidade. A aloe vera pode deixar as madeixas mais sedosas e brilhantes.

A dermatologista explica que as principais propriedades da babosa ficam concentradas no interior das folhas. "Quando ela é cortada é possível ver a mucilagem, uma estrutura com concentração de 90% de água e 10% de fibra", comenta. Em seguida, vem o alerta: "A planta elimina um líquido viscoso de coloração amarela que é tóxica para o consumo e uso na pele. Dessa forma, o seu uso requer cuidado com a maneira de extraí-la da natureza e com a forma de retirar essa substância."

Para aproveitar o melhor da espécie, é necessário colher a planta, lavar as folhas e deixar secando em posição vertical, de um dia para o outro, para eliminar a substância tóxica amarela. Após isso, basta cortar as laterais e espinhos da babosa, para retirar a mucilagem.
Barros alerta ainda que a Anvisa não recomenda a ingestão da planta. Tendo os cuidados específicos com a remoção do gel, o uso tópico em cosméticos e uso externo está liberado, mas é importante que ambos sejam feitos com orientação médica.

Confira abaixo 13 benefícios da aloe vera, indicados por Hadassa:

1. Ação hidratante para pele;
2. Ação rejuvenescedora;
3. Ação anti-inflamatória;
4. Ação cicatrizante;
5. Aliada contra acne;
6. Antioxidante;
7. Elimina as caspas;
8. Melhora a queda de cabelo e sua hidratação;
9. A babosa é nutritiva;
10. Benefícios sobre doenças de pele;
11. Pode ajudar com doenças respiratórias;
12. Pode reduzir dores;
13. Ajuda na digestão.


Casa&Jardim
Postagem Anterior Próxima Postagem