Estado amplia grupos prioritários na Campanha de Vacinação contra Covid-19

Com a nova Resolução Nº13/2021, da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), publicada nesta quarta-feira (10), em Diário Oficial, municípios e Estado definiram a ampliação do público-alvo para vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19), seguindo o escalonamento de idades para idosos e a ampliação dos trabalhadores da saúde. A decisão garante que, havendo nova disponibilidade de doses no Espírito Santo, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, seguirá a ordem prioritária para os idosos de 85 a 89 anos; 80 a 84 anos; e 75 a 79 anos. 

A ordem deverá seguir assim à medida que cada grupo alcançar no mínimo 90% das doses registradas pelo município no Sistema de Informação Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. 

“Ressaltamos que o público de 75 anos não institucionalizado faz parte do grupo prioritário para esta primeira fase da Campanha, entretanto, devido ao quantitativo de doses adquiridas pelo Governo Federal e distribuídas aos Estados, foi necessário realizar o escalonamento por idades. Com a chegada futura de novas doses, o Estado se prepara para dar início à vacinação de cada grupo definido pela nova resolução, e ampliar a imunização do público idoso”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde (Sesa), Danielle Grillo. 

Em relação aos trabalhadores da saúde, a Resolução CIB Nº 013/2021 passa a contemplar também os demais profissionais, iniciando por aqueles acima de 60 anos (como já definido na Resolução CIB Nº 011/2021). 

“Seguimos as determinações do Informe Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. É importante frisar que se entende por trabalhadores da saúde todos aqueles que atuam em serviço de saúde, público ou privado, independente da sua profissão. No primeiro momento atendemos àqueles que atuam na linha de frente ao enfrentamento da Covid-19, mas com disponibilidade de mais doses a este público, os municípios estão ampliando a imunização e realizando-as, com estratégias definidas, nos próprios serviços de vacinação”, disse Grillo. 

A coordenadora ressalta que. para o acesso aos serviços de vacinação, os trabalhadores da saúde precisam levar um documento comprobatório de sua atividade, tais como crachá; contracheque; contrato de trabalho; carteira de trabalho; ou carteira do conselho de classe. 

Ainda, seguindo a Resolução, em caso de acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, deverão apresentar a declaração emitida pela coordenação do curso descrevendo o período e o local onde é o estágio. 

Clique aqui para acessar a Resolução CIB Nº 013/2021.


Governo ES

Postagem Anterior Próxima Postagem