Veneciano atua como diretor em hospital no oeste do Pará, um dos melhores hospitais do Brasil

Com quase 1 milhão de atendimentos em 2020, Hospital Regional do Baixo Amazonas está entre os melhores do país. No Norte do Brasil o HRBA é referência no ensino e pesquisa, sendo credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, como Hospital de Ensino.

O veneciano Hebert Moreschi é o diretor hospitalar do HRBA

Referência no tratamento de pacientes com Covid-19 desde março de 2020, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, acaba de conquistar a renovação da certificação nacional de excelência em seus atendimentos. Pelo sexto ano consecutivo, a unidade detém o certificado ONA 3 Acreditado com Excelência.

Já foram realizados mais de dois mil atendimentos relacionados aos casos suspeitos ou confirmados da doença de março do ano passado até a primeira quinzena de fevereiro de 2021. O HRBA também é reconhecido entre os melhores hospitais públicos do Brasil e referência em áreas como oncologia, neurocirurgia e ortopedia, o HRBA realizou 917.262 mil atendimentos no ano passado – foram 3,8 mil a mais na comparação com o ano de 2019.

No Norte do Brasil o HRBA é referência no ensino e pesquisa, sendo credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, como Hospital de Ensino.

“Entre as nossas diretrizes, alinhado com a missão assistencial da Pró-Saúde, temos como objetivo a evolução constante dos nossos processos. O gerenciamento integrado, participação dos colaboradores e rotinas de trabalho adequados se tornam fundamentais no alcance dos resultados que buscamos continuamente”, ressaltou o diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi.

Hebert Moreschi é natural de Nova Venécia, filho de Valdir Moreschi e Judith Calimam Moreschi (ela sempre prestou relevantes serviços na área social em Nova Venécia). Dona Judith, ao falar do filho, expressa seu orgulho e ressalta que ele é uma pessoa muito humilde, um bom filho, atuando sempre com muito profissionalismo, responsabilidade e dedicação às causas do hospital.

Hospital Regional do Baixo Amazonas — Foto: Comunicação Pró-Saúde/Divulgação

Acreditação com Excelência
O título é concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) ao hospital, após avaliação de minuciosos processos internos. Além de requisitos assistenciais e de segurança, a organização também avalia a atuação da gestão hospitalar na saúde dos pacientes.

A avaliação no HRBA foi realizada recentemente, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), associado à ONA.

Ao todo, foram auditados mais de dois mil requisitos internos do hospital, que confirmaram novamente o certificado ONA 3 Acreditado com Excelência. Com o título, o Hospital Regional do Baixo Amazonas permanece entre as melhores unidades de saúde do país.

O hospital que pertence ao Governo do Pará é gerenciado pela Pró-Saúde desde 2008, e atende usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A certificação pela ONA foi concedida pela primeira vez ao Regional do Baixo Amazonas em 2015. De maneira periódica, a ONA realiza auditorias anuais nas unidades de saúde com o intuito de obter um diagnóstico objetivo do desempenho de processos e atendimento de requisitos, com foco na qualidade efetiva dos serviços prestados, cumprimentos à legislação e gestão integrada.

Projetos assistenciais e de humanização
O Hospital Regional do Baixo Amazonas vem desenvolvendo diversas ações voltadas à pandemia. Lançou um projeto inédito de assistência oncológica aos pacientes em domicílio. O “HRBA Na Sua Casa” proporcionou mais conforto aos usuários que fazem tratamento contra o câncer, diminuindo o risco de infecções e auxiliando na gestão de leitos no pronto atendimento.

A unidade também tem como destaque a realização de visitas virtuais dos familiares aos pacientes em isolamento, além do corredor de palmas para os recuperados do novo coronavírus.

Com o projeto “Espalhe o Bem”, mensagens de otimismo são divulgadas pela rádio hospitalar interna aos profissionais da linha de frente no enfretamento à Covid-19.

“Essas iniciativas também fazem parte da avaliação feita pela ONA, além das ações do HRBA na comunidade, responsabilidade ambiental e humanização no enfrentamento à pandemia”, detalha Deusilene Pontes, gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente.

Atendimento humanizado no Hospital Regional do Baixo Amazonas — Foto: Comunicação Pró-Saúde/Divulgação

Outro ponto positivo foi a implantação do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), inaugurado em julho do ano passado. O laboratório contribuiu para a realização do teste RT-PCR para identificação dos casos de coronavírus na região.

A iniciativa foi conduzida pelo Governo de Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Pró-Saúde e Ministério Público do Trabalho (MPT).

O Labimol permaneceu no HRBA até o início de janeiro de 2021. Atualmente, o laboratório está sob responsabilidade da Ufopa e localizado nas dependências da universidade.


Postagem Anterior Próxima Postagem