Dois municípios do Noroeste do ES decretam lockdown e situação de calamidade em saúde pública

Barra de São Francisco e Água Doce do Norte tem lockdown e toque de recolher até segunda-feira, dia 29 de março. Os dois municípios publicaram decretos municipais suspendendo quaisquer tipo de atividade nas cidades, inclusive as atividades consideradas essências, como supermercados, farmácias e postos de combustíveis. Nos dois municípios, os comércios essenciais que no decreto estadual podiam atendem presencialmente, a partir de hoje, atenderão apenas via delivery. No município franciscano, os postos de combustíveis estão autorizados a abastecer somente veículos oficias.

Para conter o avanço da covid-19, os municípios de Barra de São Francisco e Água Doce do Norte decretaram restrição das atividades.

Em Barra de São Francisco, o prefeito Enivaldo dos Anjos fez a publicação do decreto ontem e as medidas passam a valer a partir desta quarta-feira (24) para tentar conter o avanço de Covid-19. Nas duas cidades, o toque de recolher vai funcionar das 20 horas às 6 horas, até a próxima segunda-feira (29), quando será feita nova avaliação do quadro. O município é considerado epicentro da variante inglesa chamada de B.1.1.7 no Estado.

No final de semana, a situação em Barra de São Francisco se agravou ainda mais, como aponta a prefeitura. A Secretaria de Estado de Saúde habilitou dez leitos de UTI para receber pacientes de Covid no Hospital Dr Alceu Melgaço Filho e o próprio secretário municipal da pasta, Gustavo Lacerda, que já foi diretor do hospital, foi ajudar com sua equipe na instalação. Isso, porém, está sendo insuficiente, o hospital está no limite de sua capacidade de atendimento.

Considerando a situação crítica no município de Barra de São Franscisco e, considerando que o Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho é o hospital de referência para acolhimento dos pacientes de Água Doce do Norte, uma vez que o município não possui hospital, o prefeito água-docense, Abraão Lincon Elizeu, decidiu decretar restrição total das atividades no município com período de vigência igual ao de Barra de São Francisco. 

Está suspensa também em Água Doce do Norte a circulação de ônibus municipal e intermunicipal durante o período do decreto. 

Gabriel Oliveira Verly, assessor de comunicação da Prefeitura de Água Doce do Norte, em contato telefônico nesta manhã, conversou com nossa reportagem e falou sobre a situação da covid-19 no município.


Imagens do Comércio de Água Doce do Norte na manhã desta quarta-feira (24)

"O decreto encontrou em vigor agora pela manhã, alguns comércios, como supermercado, estão abertos nesse momento, acreditamos que por falta de tempo hábil para as informações. Diante da situação agravada em Barra de São Francisco e diante do aumento dos casos em Agua doce do Norte, a administração municipal e outras entidades considerou essa a medida mais sensata nesse momento. Apesar da dificuldade que todos estão passando, aqui no município os empresários tem entendido e colaborado, obedecendo os decretos. As equipes da prefeitura estão comunicando oficialmente ao comércio a publicação do decreto 133/2021, que foi publicado ontem (23). Não estamos tendo problemas de resistência por parte dos empresários, aproveitamos para agradecer o empenho e a responsabilidade de todos e dizer que estamos trabalhando pensando em preservar a saúde e a vida da nossa população", afirmou Verly.



(Por Noroeste News)



Postagem Anterior Próxima Postagem