ES: Quarentena prorrogada até a Páscoa e transporte público coletivo suspenso; veja as demais mudanças


Na tarde desta quinta-feira (25), o governador Renato Casagrande, realizou um pronunciamento para anunciar novas medidas restritivas no estado para enfrentamento da pandemia da Covid-19, que tem se agravado com a escalada no número de casos, mortes e ocupação de leitos de UTI exclusivos a pacientes atingidos pela doença.

Confira o que foi falado:

Governador pede ajuda e compreensão das pessoas
"Faça uma reflexão: o que é mais importante nesse momento? As pessoas precisam ter um atendimento adequado. Imagina como é indigno precisar de leito, não conseguir e perder a vida de uma pessoa querida sentada na cadeira. Eu não quero isso para ninguém, para nenhum capixaba", diz Casagrande.

Quarentena prorrogada até a Páscoa (04/04)
Casagrande anuncia que a quarentena será prorrogada até o dia 04 do próximo mês.

Vacinação de trabalhadores da educação e segurança a partir de 15/04
"A partir do dia 15 de abril, passaremos a vacinar profissionais da segurança pública e da educação com a reserva técnica de 5% dos lotes que chegarão a partir desta data, que estiverem em atividade, na linha de frente do trabalho. Começando pelos profissionais de mais idade", adianta Casagrande.

Suspenso atendimento ambulatorial especializado
"Atendimento na atenção básica continua nas Unidades de Saúde, incluindo a vacinação. Serviço de urgência e emergência funcionará normalmente", esclarece Casagrande.

Transportes coletivos suspensos na próxima semana
"Estamos suspendendo o transporte público municipal e o metropolitano. O Transcol está suspendo entre 28 de março e 4 de abril. Estamos suspendendo transporte intermunicipal e interestadual. A rodoviária vai ser fechada. Transporte ferroviário também suspenso. Transporte de carga continua", afirma Casagrande.

Mudança no que é considerado essencial
Não serão consideradas mais essenciais a partir do próximo domingo (28): Comércio atacadista não será mais essencial, material de construção, oficina e lojas de veículos, agências bancárias (com exceção de atendimento para auxílio), casas lotéricas e atividade de pesca no mar. Ou seja, não poderão funcionar na próxima semana.

Governador: "Variante do vírus está muito agressiva"
"A pressão sobre o sistema de saúde é muito forte. É bom que a gente possa lembrar que a média de óbitos dos últimos 14 dias está crescente. Nós já estamos com 31 óbitos nos últimos 14 dias. Já tivemos 38 na primeira fase e 28 na segunda fase. Estamos batendo recorde. Chegamos a 72 mortes em 24 horas nesta semana, atingindo pessoas de todas as idades. A variante do vírus está muito mais agressiva", ressalta Casagrande.

2 mil leitos de UTI e enfermaria até fim de abril
O governador Renato Casagrande anunciou que serão mais 400 leitos de UTI e enfermaria em abril, passando de 2 mil leitos para atendimento Covid-19 até o final do próximo mês.

Casagrande: "Doença está nos alcançando"
"Ontem, dia 24 de março, nós tínhamos 819 leitos de UTI. Praticamente 100 leitos a mais que no início do mês, mas saímos de 525 pacientes para 750 internados em UTI. Isso mostra a nossa preocupação. Tenho dito que estamos conseguindo estar um passo à frente da doença, mas ela já está alcançando o nosso calcanhar. Se continuar, podemos ficar sem leitos", alerta o governador.


Postagem Anterior Próxima Postagem