EXCLUSIVA | Noroeste News entrevista André Sampaio, novo presidente do Prodnorte

André Sampaio foi eleito Presidente do Consórcio PRODNORTE em eleição realizada na última terça-feira (30/03), e tem Walysson Vasconcelos, prefeito de Conceição da Barra como Vice-presidente e Atanael Wagmacker, prefeito de Mucurici, Secretário Geral.


O Presidente do Consórcio Prodnorte, o prefeito de Montanha/ES, disse à nossa reportagem que seguirá na defesa do lema do Consórcio que é a união e, que a disputa eleitoral para o Conselho de Administração do Consórcio só reforça que o Prodnorte é um importante instrumento de desenvolvimento do território de sua abrangência. Mas, que a disputa é muito respeitosa e contribuiu para o debate de ideias e planos para as regiões onde o consórcio atua. Afirmou estar otimista com os novos investimentos que estão sendo realizados no Estado, e que acredita que a união dos 12 municípios integrantes do consórcio, aproximará ainda mais a região das políticas de diversificação e interiorização dos investimentos do Estado na região.

André Sampaio disse ainda que além do tema “desenvolvimento” trará como proposta para ser discutida em assembleia a questão da segurança pública e da inovação tecnológica porque compreende que estes são dois vetores de desenvolvimento que muito tem a contribuir com as questões socioeconômicas do território de abrangência do Prodnorte.


Noroeste News – Como se deu o processo eleitoral?

Foi um processo normal, democrático digno de grandes homens. Foi um processo de amadurecimento de ideias, e apresentação de propostas de trabalho. Com qualquer das chapas que se sagrasse vencedora, o Consórcio estaria muito bem representado. O papel da nova diretoria é de fortalecer os históricos laços de união e de integração dos municípios associados. Esta diretoria, conta com a energia de dois novos gestores, Mateuzinho, prefeito de Conceição da Barra e eu; e conta com a experiência bem-sucedida do prefeito de Mucurici, Atanael Wagmacker. Mas, acima de tudo conta com doze gestores comprometidos com sua gente e com o desenvolvimento local e regional.


Noroeste News – Quais as ações que o senhor pretende desempenhar no Consórcio junto aos municípios associados?

O Consórcio vem, ao longo dos 12 anos de sua existência, atuando em diversas ações que já frutificaram. Mas, de modo geral, são desempenhadas ações de gestão associada de serviços públicos ou de interesse público dentro da área de abrangência; a prestação de serviços e inclusive de assistência técnica, hoje, mais voltada para a área ambiental. Inclusive assumindo o licenciamento ambiental nos municípios, através de Contrato de Programa. Pretendemos fortalecer a atuação no apoio e no fomento ao intercâmbio de experiências e de informações entre os Entes consorciados, inclusive para melhoria da gestão pública. Uma inovação nesta área que colocaremos em discussão será o desenvolvimento urbano e socioeconômico nas áreas de turismo, esporte e cultura.


Noroeste News – Como pensa ampliar a oferta dos serviços aos associados?

Pretendemos avançar no sentido do emprego da inovação tecnológica, para compartilhamento de informações e armazenamento de dados. Este é um caminho que nos permitirá avançar para, se aprovado pela coletividade, iniciarmos programa de Guarda Civil compartilhada. Já imaginou, nosso Norte capixaba sendo seguro, com uma guarda civil compartilhada, com informações de videomonitoramento à disposição dos 12 municípios, compartilhando esta informação? Esta é uma realidade possível no Prodnorte.


Noroeste News – E sobre o desenvolvimento da região?

Pensamos no esforço para organização dos municípios associados para que todos nós estejamos pensando em projetos estruturantes para a região. Um exemplo, um cerco eletrônico compartilhado dentro do Prodnorte, instrumentação de digitalização das cidades em um contexto regional. Pensar em melhorias nas vias de ligação entre os municípios para facilitar o acesso e a integração da região. O que esperamos e trabalharemos para isto, é a modernização de nossos municípios. Temos uma região rica, próspera e de bons gestores. Unidos, trabalhamos e confiamos. Estas são as ferramentas que farão a diferença para nossa região.


O Consórcio Prodnorte

o Consórcio Público PRODNORTE foi construído com base na mobilização dos setores públicos, privado e do terceiro setor, diagnosticando as vulnerabilidades comuns à região e apontando as potencialidades e mecanismos que, de forma estratégica e sistematizada, contribuam para o seu desenvolvimento. 

Integram o Prodnorte, os municípios de: Ponto Belo, Mucurici, Montanha, São Mateus, Nova Venécia, Boa Esperança, Pinheiros, Conceição da Barra, Pedro Canário, Jaguaré, Vila Pavão e Ecoporanga.



Postagem Anterior Próxima Postagem