Fim da quarentena no ES, mas 76 municípios passam para risco alto e extremo


O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta sexta-feira (02), o 49º Mapa de Risco. Na nova matriz de risco, 37 municípios do estado estão em Risco Extremo, 39 no Risco Alto, 03 no Risco Moderado e nenhum no Risco Baixo. 

As restrições para os 37 municípios em risco extremo, incluindo Nova Venécia:

Ônibus: Transporte público fica suspenso até o dia 12 de abril em todo o Estado, mas depois nas cidades classificadas em risco extremo, os ônibus vão circular até as 22h nos dias de semana e não irão circular nos finais de semana e feriados. Os ônibus intermunicipais poderão funcionar com até 50% da capacidade. Ônibus interestaduais continuam suspensos.

Comércio: o comércio de rua funcionará três dias na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 10h às 18h, com exceção dos serviços essenciais.

Shoppings: vão poder funcionar três vezes na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 12h às 20h

Supermercados: podem funcionar até as 20h em dias de semana, no entanto, ficarão fechados aos domingos e feriados. Serviços essenciais podem funcionar após as 20h, como farmácias

Bares e academias: vão continuar fechados

Confira o que disse Renato Casagrande em pronunciamento:

Segue transporte público suspenso

Mesmo seguindo a matriz de risco, desta semana que vai iniciar na segunda-feira, nós manteremos na semana que vem o transporte público suspenso. Suspenso até 12 de abril na região metropolitana. O transporte é foco de aglomeração e interação. Voltaremos no dia 12 na região metropolitana com alguns horários diferenciados de acordo com algumas atividades. Ônibus intermunicipais poderão funcionar com 50% de sua capacidade. Mas manteremos suspensos os ônibus interestaduais. Viagens de ônibus de outros Estados estarão suspensas até o dia 11 de abril.

Avaliação semanal

“O mapa nos orienta a partir desta segunda-feira e a cada sexta-feira apresenta um novo mapa de risco. Avaliação semanal, mas quando entra nesse grau, alto e extremo, deixa por 14 dias. Toda sexta-feira vamos fazer esse trabalho de detalhar a situação de cada município”

37 cidades em risco extremo

Na classificação do mapa de risco, temos dois municípios em risco moderado: Conceição da Barra e Ibitirama. Nós teremos 37 municípios em risco extremo. como os da região metropolitana, com todos os cinco da Grande Vitória. Na região da Grande Vitória, quando dois estiverem em risco maior, os demais acompanham os de risco maior pois é uma região conurbada. O mapa está praticamente vermelho e roxo mostrando a gravidade da situação, a intensidade da doença e do contágio no Espírito Santo.

Em risco alto:

Em risco alto, bares estão fechados. Restaurantes podem funcionar até 16h. Comércio de rua das 10h até as 18h. E shoppings de meio- dia às 20h.

Escalonamento no transporte público

“Alguns horários de funcionamento de comércio e serviços, na hora que ônibus retornarem, no próximo dia 12, escalonamento da entrada de demanda dos passageiros de ônibus metropolitano. Sugerindo e decidindo, através de decreto, recomendar que trabalhadores da indústria acessem até as 7h. Os serviços, das 7 às 9h, e comércio, da 9 até as 11h”

Comércio irá funcionar em três dias na semana

"No risco alto, aos domingos as atividades ficam fechadas, com exceção das essenciais. O comércio funciona de segunda a sábado. No sábado, o comércio funciona até às 16h nos municípios de risco alto. Em risco extremo, o comércio irá funcionar em três dias da semana, quarta, quinta e sexta-feira. Supermercado funcionará até as 20h e fechado em domingos e feriados. Não teremos transporte público aos finais de semana e feriados. Quando houver transporte público será feita aquela distribuição das pessoas no acesso aos ônibus como disse antes. O comércio, nesses municípios, estará fechado sábado, domingo, segunda e terça para que a gente tenha dias de mais isolamento."

Testagem em massa

"São essas as decisões que julgo serem importantes. Outras decisões, minha equipe vai estar à disposição. Também é bom que nós possamos reforçar algumas outras medidas no sentido de a gente reduzir o contágio. Distribuímos 60 mil testes rápidos de PCR, que identificam o vírus ativo. Estão sendo distribuídos aos municípios. É ideal que os prefeitos ajudem a isolar os casos ativos e, com isso, termos condições de reduzir a transmissão. Testagem em massa com 310 mil testes. Por isso nosso número de casos ativos tem aumentado"

Mais leitos de UTI para Covid

Nós abrimos, no mês de março, em torno de 200 leitos em um mês. Tínhamos um plano de abrir 900 leitos de UTI até abril, chegamos a 905 leitos de UTI em março. Adiantamos em 1 mês nossa meta, mas mesmo assim os hospitais e PAs estão lotados. O índice de transmissão é altíssimo, temos que fazer o trabalho de redução de transmissão. Vamos abrir mais 500 leitos de UTI e enfermaria em abril, 200 leitos de UTI em abril. Vamos chegar a pouco mais de 1100 leitos. Temos 866 pacientes internados com 948 leitos de UTI abertos.

"Peço muito cuidado ao comércio"

"Pode correr o risco de não ter medicamento, kit intubação, o profissional da saúde. a gente depende efetivamente de outros itens para funcionar os leitos. Compramos do privado, parceria com filantrópico, leitos nossos do Estado, mas estamos buscando ampliar mais leitos, para passar esse mês pesado. Estamos intensificando a fiscalização nas praias, nas áreas de lazer. Se a gente quer atividades econômicas funcionando, peço muito cuidado. Isso é fundamental para a gente conter a transmissão do vírus"

"É uma terceira guerra mundial"

"Sei que tem gente que acha que o vírus é uma invenção. Nós nunca imaginamos que fossemos viver o que estamos vivendo. Uma terceira guerra mundial em que o inimigo é o vírus. o mundo todo combate o vírus. Em todos os países do mundo, assistimos os líderes tomando decisões, então não é um problema do Espírito Santo. É fundamental que você considere o seu compromisso de ajudar a reduzir a transmissão do vírus"

"Depende de cada um de nós"

"Nesse mês de abril, vamos ficar muito tristes com a perda de pessoas amadas. Vi notícias de sua mãe e uma filha que perderam a vida um dia após o outro. É um desespero da família e isso está perto de nós. Reduzir a transmissão do vírus depende de cada um de nós"

Fim da transmissão

Casagrande encerra a transmissão: "Desejo uma boa noite, que a gente possa ter uma Páscoa em que Cristo renasça nos nossos corações e que nosso amor faça com que a gente possa cumprir nossas obrigações, salvar vidas e vidas de quem a gente gosta. Uma boa Páscoa para todos"







Postagem Anterior Próxima Postagem