Concurso Banco do Brasil "ainda este ano", diz presidente

Em um evento de líderes do BB, o presidente Fausto Ribeiro confirmou que, ainda este ano, será realizado o concurso Banco do Brasil.

O concurso Banco do Brasil será realizado ainda este ano. A confirmação foi dada pelo presidente do BB, Fausto Ribeiro, nesta semana, durante um evento online de líderes da instituição, o "Enlid Vivar".

"Concurso do Banco do Brasil ainda este ano", disse o presidente.

Circula nas redes sociais que serão oferecidas oportunidades para escriturários tradicionais e com foco na área de Tecnologia da Informação. No entanto, o BB não confirma essa informação.

No início desta semana, em resposta à Folha Dirigida, o BB afirmou que o processo segue avançando e está na fase de elaboração das regras do edital, o qual possui caráter confidencial até a sua publicação.

Desde o ano passado, estão previstas 120 vagas de escriturário com foco na área de Tecnologia. A exigência é o nível médio completo, com remuneração de R$4.036,56. O regime de contratação é o celetista.

Ao que tudo indica, a seleção deve repetir os moldes do edital de 2018, ou seja, com foco na área de Tecnologia da Informação.
Na época, o conteúdo programático teve a inclusão de questões de Probabilidade e Estatística, enquanto as disciplinas de Cultura Organizacional, Técnicas de Vendas e Atendimento (comuns ao cargo de escriturário tradicional) ficaram de fora.

Além disso, em 2018, o conteúdo de Informática foi cobrado de maneira mais ampla, considerando que as contratações seriam específicas para área de TI.

Desta forma, quem deseja se preparar para a próxima seleção pode levar em consideração o último edital do banco. Ao todo, o exame objetivo contou com 70 questões, sendo elas de:

Conhecimentos Básicos - 20 questões (cinco cada disciplina)
Língua Portuguesa;
Língua Inglesa;
Atualidades do Mercado Financeiro; e
Matemática.
Conhecimentos Específicos - 50 questões

Conhecimentos Bancários (cinco questões);
Probabilidade e Estatística (20); e
Conhecimentos de Informática (35).

Na época, os concorrentes ainda realizaram uma redação, no modelo de um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas.


Resumo sobre a seleção

Órgão: Banco do Brasil
Cargos: a definir
Vagas: 120 (previstas)
Requisito: nível médio
Remuneração: R$4.036,56
Banca: a definir
Edital: previsto para 2021

PDV favoreceu concurso Banco
 do Brasil, disse Conselho

Em janeiro deste ano, o BB anunciou a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária (PDVs). A notícia deixou quem estuda para o novo concurso Banco do Brasil apreensivo.

Em fevereiro, a instituição revelou que os Programas de Adequação de Quadros (PAQ) e de Desligamento Extraordinário (PDE) alcançaram suas metas, com a saída de 5.533 funcionários.

Conheça o perfil dos funcionários do Banco do Brasil
Apesar do PDV parecer negativo para quem espera o concurso, a realização dos programas foi considerado positivo. A declaração foi dada pelo próprio Conselho de Administração da instituição.

Em reunião no dia 20 de janeiro deste ano, questões como a realização de concursos foram debatidas. Segundo o Conselho, desde 2015, 17.482 funcionários aderiram aos programas de aposentadoria/desligamento e de ajustamento de quadros.

Neste ano, foram mais de 5 mil adesões, que vão permitir a abertura do novo concurso Banco do Brasil.

"Tal programa propõe, de forma inteiramente voluntária, que funcionários com tempo de trabalho suficiente para se aposentarem o façam, objetivando abrir espaço que permita à instituição realizar concursos voltados para recrutamento de funcionários mais jovens, menos custosos e, principalmente, mais bem preparados para o mundo digital", disse o Conselho em ata.

O Conselho deixou clara a intenção de rejuvenescer o quadro de funcionários do BB, por meio de novos concursos, diminuir custos e focar na área Digital. Desta forma, um próximo edital voltado para profissionais com conhecimento em Tecnologia ganha força.

"O BB sabe que a automação, a incorporação de TI e a super digitalização dos processos são inexoráveis no setor financeiro, sendo dever da instituição ter um quadro funcional capacitado, bem treinado e motivado, e com um custo compatível com seus concorrentes privados", revelou o Conselho.

Fonte: Folha Dirigida


Postagem Anterior Próxima Postagem