Estratégia do Governo do ES de regionalização da saúde amplia especialistas no CRE de São Mateus


Atualmente, a unidade conta com 26 médicos especialistas e realiza mais de 30 mil atendimentos anuais.


O Centro Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus é referência em consultas e tratamentos especializados para 14 municípios da região Norte de Saúde do Espírito Santo. Com estratégias de regionalização dos atendimentos ambulatoriais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), ampliou o quantitativo de especialistas na unidade.

No ano de 2019, eram ofertados aos cidadãos 12 especialidades médicas no CRE, com a realização de aproximadamente 28 mil atendimentos anuais. No primeiro quadrimestre de 2021, o local já contava com 26 especialidades e, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), foram realizadas mais de 30 mil consultas no período de janeiro de 2020 a março deste ano.

O superintendente da região, Edilson Monteiro, explica que o crescimento ocorreu por meio de editais de credenciamento lançados pela Sesa e contratação de mais profissionais médicos especialistas com isso a população passa a ser assistida em unidades de saúde mais próximas às residências.

“Anteriormente, consultas específicas como de neurologia, cardiologia, otorrino, geriatria, e dermatologia eram agendadas apenas em Vitória, exigindo esforços maiores para o atendimento. Essa iniciativa do Governo possibilita o acesso mais ágil e próximo aos pacientes”, destacou.

Atualmente, estão disponíveis atendimentos médicos e de equipe multi profissional das áreas de: angiologia geral; alergologia geral; assistente social; cardiologia geral; cirurgia geral em adulto; dermatologia geral; endocrinologia; enfermagem; fonoaudiologia; gastroenterologia; geriatria; mastologia adulto; neurologia geral; nefrologia adulta; obstetrícia de alto risco; ortopedia geral; otorrino geral; otorrino pediatria; pneumologia; proctologia geral e cirúrgico; psicologia; psiquiatria; reumatologia; urologia geral; e urologia de pequena cirurgia.

O diretor geral da unidade, Rafael Tartaglias, ressalta que para garantir assistência aos usuários durante o enfrentamento ao novo Coronavírus, todos os profissionais estão adotando medidas de proteção contra a doença.

“Estamos adotando todos os cuidados de prevenção contra o vírus, mantendo o distanciamento social, uso constante de máscaras, triagem na entrada, limpeza sistemática dos espaços e limpeza dos equipamentos utilizados pelos pacientes e área de circulação de pessoas. O objetivo é manter o tratamento adequado com os usuários de forma segura e apropriada”, disse.

Assessoria de Comunicação da Sesa



Postagem Anterior Próxima Postagem