Aposentados e pensionistas do IPAJM: recadastramento é prorrogado para janeiro de 2022


O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) prorrogou para janeiro de 2022 o recadastramento anual obrigatório, por meio de “Prova de Vida”, dos aposentados e pensionistas da autarquia, que teria início no próximo mês de agosto. A alteração visa a dar continuidade aos cuidados de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19) e segue a Portaria nº 12-R, publicada nessa quarta-feira (07), no Diário Oficial do Estado. 

“O recadastramento tem por objetivo principal comprovar que o segurado está vivo e, assim, garantir que continue recebendo o pagamento do benefício previdenciário, que é seu direito”, disse a coordenadora do Recadastramento, Márcia Fiorotti. 

Ela orienta e faz alertas importantes sobre a ação. “O recadastramento deve ser realizado no mês de aniversário do segurado e começará somente a partir do ano que vem. Então, por exemplo, se o aposentado faz aniversário em fevereiro de 2022, ele terá que proceder com a 'Prova de Vida' no mês de fevereiro de 2022. E atenção! Não haverá bloqueio de pagamento referente ao ano de 2021 e não é necessário comparecer à nenhuma agência bancária ou ao IPAJM”, explica a coordenadora. 

Vale lembrar que, conforme normativas que tratam do Recadastramento, todos os aposentados e pensionistas, civis e militares, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público precisarão participar dessa ação em 2022 e não envolverá atualização de dados cadastrais, somente a "Prova de Vida".


Quando fazer o recadastramento “Prova de Vida”? 

QUAL O MÊS
DE SEU ANIVERSÁRIO?
QUANDO DEVO FAZER O RECADASTRAMENTO "PROVA DE VIDA"?
JANEIRO
EM JANEIRO DE 2022
FEVEREIRO
EM FEVEREIRO DE 2022
MARÇO
EM MARÇO DE 2022
ABRIL
EM ABRIL DE 2022
MAIO
EM MAIO DE 2022
JUNHO
EM JUNHO DE 2022
JULHO
EM JULHO DE 2022
AGOSTO
EM AGOSTO DE 2022
SETEMBRO
EM SETEMBRO DE 2022
OUTUBRO
EM OUTUBRO DE 2022
NOVEMBRO
EM NOVEMBRO DE 2022
DEZEMBRO
EM DEZEMBRO DE 2022

As regras mais específicas referentes a esse recadastramento, como o local do procedimento, estão previstas para serem divulgadas até o início de dezembro deste ano. 

Outras informações podem ser acessadas no site do IPAJM, no banner intitulado "Recadastramento", disponível à direita da página, na parte superior. O serviço de teleatendimento da autarquia também está à disposição dos aposentados e pensionistas, pelos números (27) 3201-3180 e 0800-2836640.


IPAJM  

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), autarquia estadual vinculada ao Poder Executivo, é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, desde a implantação da Lei Complementar 282/2004, e pela gestão do Sistema de Proteção Social dos Militares (integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, remunerados por subsídio ou por soldo), de acordo com a Lei Complementar nº 943/2020.

Governo ES



Postagem Anterior Próxima Postagem