Últimas

Bilionário vai ao espaço no domingo com transmissão via internet


O bilionário britânico Richard Branson viajará ao espaço no domingo (11) a bordo do foguete VSS Unity, da sua própria empresa de astro-turismo Virgin Galactic Holding Inc. Batizada de missão Unity 22, outros cinco passageiros acompanharão o magnata.

O VSS Unity partirá do espaçoporto Spaceport America, construído pela Virgin Galactic em Los Cruces, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. O voo está marcado para às 10 horas, horário de Brasília, e será transmitido ao vivo pela internet.

A Virgin Galactic não usa um foguete clássico para lançar sua nave, mas um avião que decola de uma pista e depois solta, na altitude, a nave espacial que leva acoplada. Acho chegar no espaço, a nave liga seus motores e depois desce planando. (veja o plano de voo abaixo)

Interior do avião espacial da Virgin Galactic. — Foto: Divulgação/Virgin Galactic

A Unity 22 será a quarta missão tripulada da empresa de Branson além da atmosfera da Terra, mas o lançamento do VSS Unity será o primeiro teste de voo com tripulação completa, formada por seis passageiros - dois pilotos e quatro "especialistas da missão", com o multimilionário britânico entre eles.

Tripulação da VSS Unity — Foto: Divulgação/Virgin Galactic

O plano de voo

O foguete VSS Unity será transportado por um jato de porta-aviões de dupla fuselagem chamado VMS Eve (batizado em homenagem à mãe de Branson) a uma altitude de 15 km, onde a Unidade será liberada e impulsionada por foguetes em uma ascendência quase vertical ao extremo da atmosfera. As informações são da Reuters.

No ápice do voo, cerca de 89 km acima do deserto do Novo México, a tripulação passará por alguns minutos de ausência de peso antes de começar a descida para a Terra.

A previsão é que o voo tenha duração de 90 minutos e termine onde começou, em uma pista do Spaceport America - o primeiro espaçoporto projetado para fins comerciais, construído em 2011. 

A corrida espacial dos milionários

Richard Branson não é o único multimilionário que pretende ir ao espaço. No dia 20 de julho, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, pretende viajar em uma nave espacial de sua empresa Blue Origin.

A competição é feroz entre os dois, que posicionaram suas empresas no setor do turismo espacial, com voos suborbitais curtos.

G1