Parada Solidária deixa frutas penduradas para quem tem fome: boa ideia!

 Laranjas, bergamotas (tangerina), banana, tudo de graça! Vizinhos criaram a “Parada Solidária” para ajudar que tem fome, ou está sem dinheiro para compras nesses tempos de pandemia.

Eles colocam frutas em saquinhos e penduram num varal na parada: “Quem precisa pega. Quem puder doa”, diz o cartaz preso no local.

E enquanto espera o ônibus chegar, o passageiro pode se alimentar, levar o pacotinho para casa, ou para o trabalho, se quiser.

As frutas vêm das árvores frutíferas das casas dos moradores de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. E a iniciativa também é uma forma de combater o desperdício de alimentos.

“Agora estamos em temporada de frutas como bergamota, laranja, aqui no Rio Grande do Sul. Muitos vizinhos têm árvores carregadas [em casa], que muitas vezes não conseguem aproveitar as frutas que caem dos pés e apodrecem. Então tive a ideia de pegar estas frutas, colocar em saquinhos e pendurar em uma parada de ônibus”, contou Uilson Moreira Droppa, em entrevista.

Deu certo

E a ideia, que começou esta semana, deu certo. Eles colocam em cada saquinho várias laranjas, bergamotas e bananas.

“Carreguei num dia e no outro dia não tinha nada”, comemorou Uilson.

Conhecido na região por revitalizar terrenos baldios com arte feita com pneus jogados no lixo, Uilson conta que desta vez a iniciativa é para combater a fome nesses dias de pandemia e desemprego.

“Muitas pessoas ainda tem muito pouco para se alimentar. Estas frutas gratuitas acabam ajudando um pouco na questão da fome…

Agora tem pão também

A ideia se espalhou pelo bairro. Entusiasmadas, outras pessoas começaram a ajudar para aumentar a oferta de produtos.

Nesta quarta, 7, além das frutas, a cesta ganhou também pão caseiro, feito por uma vizinha.

Se a gente não tem forças para mudar o mundo inteiro, pode mudar o mundo à nossa volta com iniciativas simples como esta, que podem ser copiadas em qualquer lugar, não é mesmo?

Só noticia boa


Postagem Anterior Próxima Postagem