A Câmara de João Neiva abre processo para cassação de Lucas Recla por quebra de decoro

Vereador Lucas Recla pode até perder seu mandato.

Após votação na sessão de ontem 14, os vereadores acataram por 7 votos contra 1, a representação por quebra de decoro do vereador Lucas Recla (PSL), feita pelo partido Republicanos.

De acordo com a representação existem várias irregularidades cometidas pelo vereador, mas o que levou mesmo a decisão para abertura do processo pelos parlamentares foi a forma grosseira e desrespeitosa como ele agiu em plenário na sessão do dia 10 de agosto passado, quando se exaltou e ofendeu seus pares provocando tumulto que obrigou o presidente da Câmara a encerrar os trabalhos para evitar que as coisas piorassem. O principal desentendimento foi com seu colega de parlamento Marcelo Campostrini (Republicanos).

Estão entre os fatos calúnia, difamação e injúria contra vereadores e filhos nas redes sociais; xingamentos a vereadores em plenário, e - desrespeito às instituições e os poderes municipais.

Também está na representação a postagem de vídeos nas redes sociais chamando prefeito e procurador de corruptos e fraudulentos sem qualquer prova.

Ainda segundo os documentos juntados ao processo que irá apurar as ações do vereador Lucas Recla, estaria publicações nas redes sociais onde o parlamentar ao divergir de uma colega teria cometido crime de racismo o que se somaria a outra série de desrespeito ao decoro exigido pela função que representa no momento.

Após a Casa acatar a representação, uma comissão foi formada por três parlamentares para apurar as ações do vereador.

José Evandro de Souza (PSDB) – Presidente

Faraildes Alves (Podemos) – Membro

Eliel dos Anjos (PP) – Relator

É na comissão que haverá os questionamentos e direito à ampla defesa e contraditório por parte do vereador Lucas Recla.

Ao fim das apurações o parecer feito pela comissão poderá ser pela cassação ou absolvição do parlamentar, e será encaminhado ao plenário para votação, em caso de comprovação dos fatos e o relatório pedir a cassação, Lucas perderá seu mandato e se tornará inelegível por 8 anos conforme prevê a atual lei da ficha limpa.

Procuramos o vereador para apresentar sua defesa, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno.

Porém, em sua rede social o vereador fez uma manifestação.

“A representação é infundada, além dos vícios legais, a minha forma de atuação ostensiva causa desconforto ao sistema, desde a posse venho contribuindo e fazendo o melhor para meu Município. Vou continuar servindo e cuidando das pessoas que necessitam de um Vereador isento em seus votos e responsável em suas atitudes”.
Fonte: Jornal O Diário


Postagem Anterior Próxima Postagem